[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Satisfação, com essa palavra a professora Glaúcia Menezes Melo, descreveu o sentimento dos cidadãos dorenses com os 85 serviços gratuitos levados pelo Ceac móvel ao médio sertão na manhã desta segunda-feira, 8. Natural de Nossa Senhora da Dores, o subsecretário de Administração e Logística de Sergipe, Walter Pereira Lima, fez questão de firmar uma parceria com a prefeitura local a fim de garantir a divulgação da presença do Ceac móvel e o atendimento do maior número de pessoas possível durante a permanência da unidade itinerante no município. O Ceac móvel está na cidade de Nossa Senhora das Dores de 8 a 12 de agosto.

Desde 2009, a proposta bem sucedida dos Ceac’s foi reunida em um módulo itinerante para promoção da cidadania que se concretizou como Ceac Móvel que procura dar acesso aos serviços públicos às pessoas em seu próprio município.  A unidade, que oferece 85 serviços de 14 órgãos parceiros, é constituída por um ônibus que transporta toda a estrutura moderna e necessária para reproduzir o atendimento de uma sede institucional normal – com antena via satélite, computadores, impressoras, birôs, cadeiras e até tendas climatizadas para espera. Desde sua criação, a estrutura já passou por todos os municípios sergipanos.

O prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldon Luiz dos Santos (PSB), não mediu esforços para garantir aos cidadãos dorenses o usufruto dos serviços prestados, colocando carros de som para informar à população a presença do centro de atendimento na cidade, como também se comprometendo a disponibilizar transporte para os servidores do Ceac irem a residências de pessoas portadora de necessidades especiais com dificuldade de locomoção. “Sou muito grato ao governo do estado em mandar essa unidade para o nosso município, principalmente pela deferência do meu conterrâneo dorense (o subsecretário Walter Lima) vir firmar essa parceria entre governo e prefeitura para atender de forma ostensiva a nossa população”, avaliou o prefeito Aldon. Na oportunidade o subsecretário Walter Lima, se comprometeu a prorrogar por mais uma semana a permanência do Ceac móvel no município caso a procura seja numerosa.

Acessibilidade

Além dos atendimentos regulares, o Ceac móvel disponibiliza dois servidores para atenderem a domicilio, pessoas portadoras de necessidades especiais que ocasionem dificuldades de locomoção em parceria com a prefeitura local.

A secretaria de Assistência Social do município, Thamara Rodrigues dos Santos, explicou que a prefeitura vai fazer o levantamento dos portadores de necessidades especiais e disponibilizar o transporte para o atendimento em domicílio. “A vinda desses serviços nos traz inúmeros benefícios e a nossa gestão não vai medir esforços para que o atendimento chegue ao maior número de pessoas, além de reduzir a zero os custos que as pessoas teriam ao se locomoverem para Aracaju”, declarou.

Atendimentos

Para o estudante, José Douglas da Silva, 18, a ida da unidade móvel ao município foi de extrema importância. “Ficamos sabendo na feira que o ônibus vinha realizar esses serviços e trouxe minha família toda para trocar os documentos, eu estou renovando a identidade, minha mãe está trocando a carteira de trabalho, meu irmão está tirando a certidão de antecedentes e meus sobrinhos estão tirando pela primeira vez o RG”, informou o estudante.

O agricultor Eduardo Gomes da Silva aproveitou bem o atendimento do Ceac móvel. “Cheguei aqui bem cedinho e já tirei a minha nova identidade, como moro na roça, a minha dificuldade de locomoção é ainda maior do que quem mora aqui na sede, por isso vim tirar meu documento logo no primeiro dia”, afirmou.

O Ceac móvel realiza em média 200 atendimentos por dia e fica na cidade de Nossa Senhora das Dores até o próximo dia 12/08 podendo prorrogar a permanência até o próximo dia 19/08. A unidade móvel funciona de segunda a quinta-feira das 7h às 13h. O próximo município a ser atendido pela unidade móvel é Aquidabã em seguida Propriá.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.