Seplag fala sobre Estatística no Setor Público em palestra na UFS
O diretor de Estatística da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Marcel Quintela, ministrou palestra na Universidade Federal de Sergipe (UFS), na noite desta quarta-feira, 23, sobre Estatística no Setor Público. A palestra faz parte das atividades do IV Semana de Estatística e III Semana de Ciências Atuariais, no Auditório da didática IV da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Na oportunidade, o diretor falou sobre o conceito da estatística, histórico, atividades de um estatístico e focou na atuação da estatística no Setor Público e no projeto do ‘Observatório de Sergipe’. “As diversas áreas do saber utilizam estatísticas. No Setor Público, a estatística assume um papel de destaque, já que ela é base para o conhecimento da realidade local”, explicou Marcel Quintela.
Segundo Marcel, o conhecimento dessa realidade baseia-se nas estatísticas levantadas pelos órgãos públicos e privados, apoiados numa necessidade de acompanhar ou mudar as condições apresentadas. Em Sergipe, a Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) da Seplag, é responsável por elaborar pesquisas estatísticas, levantamentos geográficos, cartográficos e de geoprocessamento, visando à disseminação da informação como um bem público essencial para subsidiar a formatação de políticas públicas, bem como o desenvolvimento social e econômico do Estado de Sergipe.
Inúmeros produtos já foram elaborados e divulgados por esta superintendência, como: Base cartográfica digital, Veja Sergipe, Sergipe 3D, Mapa Oficial dos Territórios Sergipanos, Sergipe em dados 2010, Síntese de informações estatísticas, Contas regionais(PIB Estadual), Contas municipais (PIB Municipal), Base de Dados Estadual, PIB trimestral, PES – Panorama da economia sergipana.
“São produtos que orientam e direcionam as políticas públicas do Estado em diversos setores, na saúde, na segurança pública, no desenvolvimento social e etc. Esses dados compilados e interpretados fornecem subsídios para os órgãos da administração seja ela municipal, estadual ou federal, otimizando assim os trabalhos e conseguindo resultados satisfatórios”, argumentou Marcel Quintela.
Para o professor doutor e coordenador do evento, Kleber Fernandes de Oliveira, essa semana não mostra só conceitos. “Hoje os estatísticos utilizam métodos cada vez mais diferenciados e trazer essa palestra da Seplag é essencial, pois mostra aos acadêmicos as exigências do mercado, e como os órgãos aplicam nossos estudos no sentido de desenvolver Sergipe”, pontuou Kleber.
Observatório de Sergipe
O observatório de Sergipe é a organização desses dados que produz informações estatísticas, geográficas, cartográficas e econômicas, como subsídio à gestão estratégica das políticas públicas, através da modernização tecnológica, incluindo a democratização do acesso à informação pela sociedade em geral. “O foco desse projeto é que essas informações sejam disseminadas com qualidade e transparência”, concluiu Quintela.
IV Semana de Estatística
A IV Semana de Estatística e III Semana de Ciências Atuariais, que vai até o dia 26, tem como objetivo promover a integração entre cientistas, alunos e profissionais aplicados e reforçar o contato entre os pesquisadores para propiciar futuros trabalhos de pesquisa.
Além dessa palestra do diretor de Estatística da Seplag, Marcel Quintela, o diretor de geografia e cartografia da Seplag, Edson Bastos, vai ministrar um mini-curso sobre Geoprocessamento, às 19h.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seplag fala sobre Estatística no Setor Público em palestra na UFS – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag