[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) inova ao oferecer à população informações e até resoluções de problemas de forma integrada através da internet. Neste momento, todas as redes sociais e atividades do site dos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac’s) estão sendo administradas e monitoradas através de uma ferramenta denominada Hotsuit que permite agendamento de dicas, de textos e até mesmo dar respostas mais rápidas aos questionamentos.
 
Esse é, segundo o secretário Oliveira Júnior, mais um resultado dos esforços implantados pelo Governo do Estado para criar uma maior proximidade e oferecer os serviços da forma mais eficaz e rápida possível. “Entendemos que para prestar maior qualidade nos serviços ao cidadão é preciso ir além do atendimento presencial, por isso já contamos com a central de informações 0800079-6100 e, agora, com a ferramenta integrada do atendimento on-line”, aponta o secretário.
 
Sendo assim, o subsecretário de Administração e Logística, Walter Pereira Lima, explica que o objetivo é oferecer um canal próximo do cidadão. “A ideia é ofertar orientação sobre documentação necessária para realização dos serviços, horário de atendimento e o órgão que o cidadão deve recorrer para resolver o seu problema. Assim, quem tiver acesso aos canais, poderá verificar onde é melhor ser atendido antes mesmo de sair de casa, evitando muitos transtornos”, relata Walter Pereira Lima. 
 
Utilização da ferramenta
 
A superintendente de Modernização da Gestão, Deborah Arôxa, explica que a estratégia de utilização do atendimento online consiste na abrangência de seguidores no Twitter e no Facebook e na alimentação do canal no Youtube. “Nos dois primeiros, estamos lançando a solução das principais dúvidas do cidadão, a partir de dicas diárias. Toda integração é feita por servidores que conhece de perto a realidade do Ceac. No canal do Youtube a intenção é de serem produzidos pequenos filmes que tenham como tema orientar o cidadão sobre como proceder na realização do serviço, economizando tempo e evitando transtornos”, aponta.
 
Os pontos abordados nas dicas são identificados a partir dos atendimentos não realizados por falta de atendimento nas recepções. Os diretores operacionais do Ceac’s interagem com a administração do site e informam quais são os serviços que estão disponíveis em cada Ceac. Assim essa informação é disponibilizada em tempo real no site e nas redes sociais permitindo ao cidadão, antes mesmo de dirigir-se aos Ceac’s, saber se há algum serviço indisponível.
 
“Esta abordagem via redes sociais visa manter o cidadão informado e integrado com o Ceac. É o estreitamento da relação entre a população e o Ceac através das mídias sociais. Muitos preferem buscar informações dentro das redes sociais, por ser mais cômodo e fácil. Estes canais são mais efetivos do que a comunicação via telefone e email. E esta interação possibilita que venhamos ter um feedback melhor dos serviços ofertados e quais são as demandas reais dos cidadão”, analisa Mônica.
 
A estratégia de utilização das redes sociais foi desenvolvida com base no modelo utilizado pelo governo do Canadá, que é líder mundial em serviços on-line ao cidadão, e faz uso das redes sociais para informar e oferecer serviços ao cidadão de forma rápida, objetiva. As redes sociais são dinâmicas e essa é a prioridade do Governo de Sergipe: esclarecer a população acerca dos serviços governamentais.
 
Além das informações dos serviços do Ceac e documentação necessária, serão disponibilizadas também dicas de diversos outros serviços que não são ofertados nos centros de atendimento como, por exemplo, passaporte, carteira de reservista, cartão de gratuidade, transporte urbano para idosos, entre outros, para que o cidadão exerça de forma plena sua cidadania.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.