[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta terça-feira, 25, representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes), estiveram reunidos com o coordenador geral do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), Joab Almeida, e consultores da Technum, quando trataram sobre a base de dados, estudos e diagnósticos elaborados que a Seplag disponibiliza como subsídios para consultores da atualização do Plano de Desenvolvimento do Pólo dos Coqueirais.

“Estamos na fase de diagnostico do plano, e resolvemos expor nossas necessidades técnicas, a fim de trabalhar de forma integrada com a Seplag, através do suporte técnico qualificado de dados e pesquisas que são elaborados na Secretaria, servindo de subsídios à consultoria para a sua atualização. Esse suporte é fundamental para a evolução e consistência dos nossos trabalhos”, explicou Joab Almeida.
 
O superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag, Walter Uchôa, mostrou a nova estrutura da Supes, que conta com diretoria de geografia e cartografia, diretoria de pesquisas, estudos e análises e, a mais recente, diretoria de estatística. “Essa nova estrutura nos permite uma análise mais detalhada e qualificada dos dados de Sergipe. O projeto do Observatório de Sergipe reúne esses dados em um modelo de gestão da informação, atualizado e integrado aos dados já existentes, com também dotado de infraestrutura e novas tecnologias para que o Estado disponha de dados atualizados e especializados, a fim de que estes possam subsidiar suas decisões estratégicas com mais precisão e veracidade”, destacou Walter Uchôa.
 
“Esse material do observatório de Sergipe é muito qualificado e tem um bom nível de detalhamento, o que contribui muito para nosso trabalho. É bom saber que podemos contar com uma base de dados bem estruturada no encaminhamento do desenvolvimento do plano”, acrescentou Nanci Miranda, consultora da Technum. Pólo dos Coqueirais.

Em Sergipe, 13 municípios fazem parte do Pólo dos Coqueirais: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Estância, Itaporanga d’Ajuda, Idiaroba, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Santa do Itanhy, Santo Amaro das Brotas e São Cristovão.
 
Reunião Introdutória
 
Na manhã do mesmo dia, a Prodetur promoveu um encontro entre diversos órgãos, com caráter introdutório do trabalho de revisão do PDITS do Polo Costa dos Coqueirais, elaborado em 2003 e cuja primeira revisão aconteceu em 2005. A reunião aconteceu no auditório do Sebrae. O momento ficou restrito à apresentação dos presentes e de como cada órgão poderá contribuir na feitura do citado Plano.

Representando a Seplag, estiveram presentes o Diretor Geral de Projetos, Marcilio Lins de Medeiros Brito, e a Diretora de Captação de Recursos, Vilma Fontes.

Ainda serão realizadas três grandes reuniões, uma para discutir e validar as estratégias, outra para validar as ações, além de uma terceira em formato de audiência pública para validação do PDITS
 
Observatório de Sergipe
 
O Observatório de Sergipe, sediado na Superintendência Estudos e Pesquisas da Seplag, tem o objetivo de organizar e sistematizar dados estatísticos, econômicos, geográficos e cartográficos, bem como elaborar estudos econômicos e sociais sobre Sergipe, subsidiando o desenvolvimento de políticas públicas pelo governo estadual. O portal do observatório estará disponível para toda população a partir desta quinta-feira, 27.

Participaram, ainda, da reunião, Edson Bastos, diretor geral de Geografia e Cartografia, Marcelo Geovane, diretor geral de Pesquisas, Estudos e Análises da Seplag, além de Aislan Borges e André Cobbe, da Technum consultoria.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.