[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O superintendente de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Marcel Resende, apresentou na manhã desta quarta-feira, 03, no auditório do Banco do Nordeste, o Projeto de Investimentos do Governo do Estado de Sergipe no Semiárido. A apresentação fez parte do Encontro Estadual Pensando o Semiárido.

O objetivo do evento é a integração das políticas dos governos Federal, Estadual, municipais e os recursos do Fundo Nacional Estadual (FNE), para construção de um cenário econômico sustentável. “Nesse encontro vamos debater ações e formular sugestões para alavancar recursos do FNE para o semiárido, por se tratar de uma região que precisa de apoio para seu desenvolvimento, vamos buscar alternativas sustentáveis e duradouras”, enfatizou Antônio Cesar de Santana, superintende do Banco do Nordeste em Sergipe.

Durante a apresentação, Marcel Resende discorreu sobre o Planejamento Estratégico que o estado vem realizando com meta na erradicação da miséria, como também ações de desenvolvimento que estão sendo desenvolvidas e executadas no Semiárido.

Outro ponto apresentado pelo superintendente foi a elaboração do Plano Plurianual (PPA), que desta vez, de forma inovadora em Sergipe, o governo do Estado realizou as Conferências do Plano Plurianual Participativo 2012-2015, onde a Seplag, visitou os oito territórios sergipanos para ouvir da população diretrizes a serem tratadas no Plano Plurianual 2012-2015. “Este diferencial mostra a preocupação do governador em estabelecer metas e planos a partir da realidade do cidadão. Às vezes os planos ficam retidos por técnicos e não atendem a realidade. Nesse governo é diferente, pois todos os territórios discutiram junto com os técnicos das secretarias o desenvolvimento do Estado como um todo”, pontuou Marcel.

Marcel Rezende apresentou ainda o mapa da pobreza em Sergipe, onde comprova que a região do Semiárido é a mais afetada pela pobreza em Sergipe. “Para atender algumas demandas do semiárido temos o programa Prosperar, que conta com recursos do governo do estado e Banco Mundial e visa combater a pobreza rural”, destacou.

O programa Prosperar atua em 24 municípios do semiárido e atende projetos comunitários de sistemas de abastecimento de água, construção de cisternas, barcos e equipamentos de pesca, projetos de caprinocultura, aquisição de instrumentos musicais, aquisição de tratores e implementos agrícolas e entreposto de pesca contribuindo para o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região.

“Além dessa atuação, temos também investimentos na parte de infraestrutura com pavimentação de rodovias, esgotamento sanitário, abastecimento de água, energia, investimentos na área de saúde com construção de Clinicas de Saúde da Família, construção de hospitais, ambulâncias, farmácias popular, Centro de Especialidades Odontológicas, na habitação com construção de casas e infraestrutura, e na área da educação com construção de escolas profissionalizantes, escolas, transporte escolar entre outras ações. O governo do estado já está investindo no combate as desigualdades das regiões, e encontros como esse fortalece a articulação entre os demais parceiros em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, conclui Marcel Resende.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.