Seminário sobre políticas antidrogas leva centenas de pessoas ao MP
Na noite de quarta-feira, 23, cerca de 300 pessoas estiveram no auditório do Ministério Público Estadual (MPE) para prestigiar a abertura do II Seminário Estadual de Políticas Públicas sobre drogas. O evento é uma realização do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). O objetivo do seminário é fortalecer o debate sobre prevenção e controle de drogas em nível estadual.
Participaram da abertura do seminário o secretário da Justiça, Benedito de Figueiredo, o adjunto da Justiça, Henrique da Rocha, a procuradora-geral de Justiça, Cristina Mendonça, a secretária da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, o diretor da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Ramon Silva, o delegado da Polícia Federal Fernando Osório, o procurador geral do município de Estância, Everaldo Carvalho, conselheiros do Conen, estudantes e servidores públicos.
"Reconheço que ninguém faz nada sozinho e esse auditório lotado mostra que a sociedade está envolvida em vencer a luta contra as drogas. E toda a organização só está sendo possível graças ao apoio que tivemos das empresas locais e dos conselheiros", disse Benedito de Figueiredo, ao ressaltar o apoio da iniciativa privada, dos parceiros e da sociedade.
De acordo com o secretário de Justiça, o Conen é um órgão atuante e todas as reuniões são feitas com a ampla participação de todos os conselheiros. "O passo a partir de agora é implantar novos conselhos no interior, para inibir que o tráfico avance nas regiões e fazer com que o Conen tenha participação nessas localidades também", disse Bendito.
Para o representante da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Ramon Silva, o evento sobre políticas públicas em âmbito nacional é muito importante. Segundo ele, Sergipe está à frente nesta questão e envolvido nas diretrizes nacionais antidrogas. "A descentralização dessas ações é muito importante. E Sergipe é um estado que está de parabéns por está lançando sua semana estadual sobre drogas e esse seminário convida a sociedade para mostrar o que está sendo feito em prol dela", salientou.
Agraciados
Na ocasião algumas personalidades que trabalham envolvidas com a questão das drogas em Sergipe foram agraciadas com o "Diploma de Valorização da Vida". Essa foi a primeira vez que aconteceu uma homenagem como essa em nível estadual, uma vez que antes só existia em caráter nacional.
Foram agraciados a promotora de Justiça Adélia Moreira, o advogado e conselheiro Ângelo Azevedo, a psicóloga Katiene Fontes e o promotor de Justiça Deijaniro Jonas. Em breve vão receber a premiação entidades jurídicas, que serão o Ministério Público e Dom Mário, da Fazenda da Esperança, de Lagarto. Eles serão agraciados pelo Senad, em Brasília.
Espetáculo
Na abertura do seminário foi realizada a apresentação do grupo "Tambores da Esperança", de Estância. O grupo é composto por 45 alunos da escola estadual Arabela Ribeiro, que fazem parte do projeto "O adolescente e as drogas". Na ocasião, eles cantaram músicas folclóricas que focavam no nome das cidades de Estância e Aracaju. Na tarde de quinta-feira, o grupo irá se apresentar novamente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]