[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro) e a Delegacia do MDA em Sergipe realizam nesta quinta-feira, 6, e na sexta-feira, 7, o Seminário Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural. O evento acontece no auditório do hotel Del Mar e tem como objetivo atualizar e consolidar as diretrizes e mecanismos do Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER).

Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Deagro, Jodemir Freitas, a PNATER consiste em estimular e apoiar as iniciativas de desenvolvimento rural sustentável, que envolvam atividades agrícolas e não agrícolas. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar visando à melhoria na qualidade de vida dessas pessoas adotando princípios da agroecologia como eixo orientador.

Na quinta-feira, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Martins da Silva, fará uma explanação sobre situação atual da Política Nacional da Ater. Logo em seguida, haverá apresentações de cinco eixos temáticos.

O primeiro eixo temático é ‘Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário’, quando agricultores e técnicos discutirão sobre a soberania alimentar e nutricional, redução da pobreza rural, meio ambiente, universalização da ater na agricultura familiar e abordagem territorial. No segundo eixo temático, ‘Instituição de Ater Pública- Sibrater’, os agricultores aprenderão sobre como é feito o credenciamento, desenho institucional e atuação de redes.

Com o eixo ‘Abordagem da Ater Pública’, serão abordados temas sobre agroecologia, agricultura familiar e pedagogia alternativa. Em ‘Ater na Geração e Apropriação de Renda’, os agricultores familiares aprenderaão novas atividades agrícolas, cadeias produtivas e diversificação da produção. No quinto e último eixo, ‘Ater na Qualificação das Políticas Públicas’, o programa Garantia Safra, seguro da Agricultura Familiar, crédito do Pronaf e reforma agrária serão os objetos das discussões.

Ao fim do evento acontecerá a escolha de 11 delegados que irão participar do Seminário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Para o evento, 80% dos delegados são agricultores familiares ou seus representantes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.