Seminário sobre educação no campo começa nesta terça-feira
Começa nesta terça-feira, 6, às 19 horas, no Hotel Aquarius, o II Seminário Estadual de Educação do Campo, promovido pelo Comitê Estadual de Educação do Campo do Estado de Sergipe (Educampo) e pelos Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Agrário com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), e outros parceiros.
Segundo o coordenador de Educação do Campo da Seed, Éder Theodoro Gomes, a ação visa socializar informações sobre a realidade do campo no estado, contribuindo para que os agentes de desenvolvimento atuem de maneira crítica e propositiva nas políticas educacionais nos territórios.
O evento, que segue até o dia 8, com atividades nos turnos da manhã e tarde, vai reunir 120 participantes, entre representantes das secretarias municipais de educação, SEED, sociedade civil dos territórios rurais, diretores regionais de Educação, coordenadores da Educação do Campo das diretorias regionais (DRE´s), instituições que formam educadores e Organizações Não governamentais ONG´S relacionadas à educação do Campo.
Na pauta do encontro, uma conferência sobre as Políticas Públicas da Educação do Campo e Desenvolvimento, pela professora Doutora Sonia Meire Azevedo de Jesus, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), marcando a abertura do evento.
No segundo dia, 7 de novembro, os participantes terão a oportunidade de conhecer a realidade da Educação do Campo no Estado e as políticas para as escolas do campo. O evento conta ainda, com o relato de experiências feitas por representantes da Secretaria Municipal de Educação de Poço Verde, Escola de Ladeirinhas – Pedagogia de Alternância e trabalhos de grupo propondo ações para integração da Educação do Campo no processo de Desenvolvimento Territorial.
No dia 8 de novembro, a programação segue com a palestra "As ações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) para a Educação do Campo" e apresentação dos trabalhos de grupo. Após a apresentação de cada tema, haverá debates entre os participantes do evento. Os debates têm como coordenadoras a professora Liana de Melo Torres, da UFS, a professora Doutora Maria do Socorro Lima, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Maria de Fátima Moreira, do MDA/SE e Amarize Soares Cavalcante, do Comitê Educampo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]