[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Discutir e dar visibilidade à questão social do Nordeste na agenda política nacional, provocando um debate das potencialidades e alternativas de projetos para a região. Essa é a proposta do Seminário Preparatório para o II Fórum Social Nordestino, que acontece no auditório da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seids). O evento contará com representantes de vários movimentos sociais da capital e do interior de Sergipe nesta sexta-feira, 20. O seminário é coordenado pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e o Centro Sergipano de Educação Popular (Cesep), filiados à Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG). A Seids fica na rua Santa Luzia, 680, bairro São José.

A palestra de abertura será proferida pelo representante da ABONG no Fórum Social Nordestino, Damien Hazard e pelo doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Frederico Romão. Entre os eixos do seminário estão: "Por Acesso Universal e Sustentável aos Bens Comuns da Natureza e da Humanidade"; "Acesso Universal e Garantia de Bens e Serviços Públicos de Qualidade que Efetivem os Direitos Sociais, Econômicos, Culturais e Ambientais" e "Por Outra Economia de Desenvolvimento: Democrático, Solidário, Socialmente Justo e Ambientalmente Sustentável".

Os outros pontos centrais são: "Pela Democracia Participativa, Democratização da Comunicação e Controle Social e Acesso a Recursos Públicos" e "Pela Paz, Solidariedade, Auto-Determinação e Soberania dos Povos e Pela Igualdade, Respeito à Diversidade, Eliminação de Todas as Formas de Discriminação e Pela Garantia dos Direitos Humanos".     

O evento vai preparar os Movimentos Sociais Populares (MSPs) de Sergipe para importantes momentos de mobilização social, adiantando as discussões no processo de construção do Fórum Social Sergipano que terá como tema "Que Sergipe nós Queremos?". Entre essas mobilizações, estão o Fórum Social Nordestino (FSNE), que acontece de 2 a 5 de agosto em Salvador, e os Fóruns Nacional e Mundial.

Fórum Social

O II Fórum Social Nordestino tem como objetivo fortalecer a idéia: "Um outro Nordeste é possível". As temáticas e propostas debatidas nos Estados farão parte das discussões do processo do Fórum Social Mundial, considerado como uma referência de estratégia da sociedade civil no enfrentamento ao modelo de globalização liberal, ampliação e efetivação dos direitos coletivos, democratização da relação entre países do Norte e do Sul e transformações das relações econômicas.

As discussões dos fóruns regionais, temáticos, nacionais e micro-regionais servirão de base para a construção de documentos em cada Estado sobre o respeito às diferenças e valorização das identidades, ao cultivo do pluralismo e superação das desigualdades, à consolidação da democracia participativa e da inclusão social, à soberania nacional e à emancipação dos povos.

O FSNE iniciou em 2004, com a articulação dos movimentos sociais nos nove Estados da Região Nordeste, e culminou com a realização do primeiro evento do mesmo nome em Recife. Desde então, organizou diversos eventos menores, como seminários e videoconferências sobre temas de interesse comum.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.