Seminário para Implantação da Agenda Ambiental será nesta 4ª feira
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza nesta quarta-feira, 10, às 8h30min, o ‘Seminário para Implantação e Divulgação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)’. O evento acontece no auditório da Codise, localizado no Distrito Industrial de Aracaju.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Semarh, Lício Valério Vieira Lima, a implantação da agenda nas instituições do Estado visa à construção de uma nova cultura institucional. "A A3P é um convite ao engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados para a mudança de hábitos e a difusão do programa", explicou.
O poder público é um grande consumidor de recursos naturais, bens e serviços nas suas atividades meio e fim, o que, muitas vezes, provoca impactos ambientais negativos. A adoção de critérios ambientais nas atividades administrativas e operacionais da administração pública constitui-se um processo de melhoramento contínuo que consiste em adequar os efeitos ambientais das condutas do poder público à política de prevenção de impactos negativos ao meio ambiente.
Histórico
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é uma ação voluntária, inicialmente proposta pelo Ministério do Meio Ambiente em 1999, respondendo a compreensão de que o governo federal possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental, incentivando a adoção de tecnologias mais eficientes, que poupe mais matéria-prima e recicle seus resíduos.
A inserção de critérios ambientais vai desde a revisão dos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo à gestão adequada de todos os resíduos gerados pelas suas atividades, passando pela melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.