[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta terça-feira, 13, uma série de palestras movimentou a Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), com a realização do Seminário “Aracaju e seu Patrimônio”. O evento acontecerá até o dia 16 e colocará em foco o patrimônio Cultural Material da capital sergipana. O evento é uma realização da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Museu do Homem Sergipano, e Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da BPED.

Através do Seminário, a Universidade Federal e a Secult buscam celebrar o 157º aniversário de Aracaju discutindo o patrimônio como uma memória social e que faz parte da história da cidade.

“O patrimônio é uma memória social que é parte da história da cidade, na qual os monumentos falam do cotidiano, das transformações, dos ritos de passagem e das sociabilidades. Por isso, elaboramos junto coma Universidade Federal este seminário, para que possamos debater o patrimônio de Aracaju em suas mais variadas vertentes e, além disso, celebrar os 157 anos de Aracaju” enfatizou a diretora da BPED, Sônia Carvalho.

Palestras

Inúmeras palestras compõem a programação do Seminário. A primeira delas tratou da memória e história de Aracaju e foi ministrada pelo professor Antônio Lindvaldo Sousa, do Departamento de História da UFS. Já a segunda, tratou da cidade e sua história na literatura e foi ministrada pela professora Maria Roseneide Santana, representante do PROLER.

Segundo o historiador Antônio Lindvaldo Sousa, a memória deve ser preservada para que se possa cuidar assim do patrimônio. “A memória trabalha o vivido, por isso precisamos tratar com objetividade a memória, pois quem está escrevendo precisa mergulhar naquilo que faz. E isso é o mais rico. O historiador vai lidar com a fonte de alguém que está mergulhado naquilo que foi vivido”, discursou.

Já a professora Rosineide Santana falou em seu discurso sobre a importância da literatura na formação e catalogação do patrimônio, exemplificando com os livros “Os Corumbas” e “Rua de Siriri”, ambos de Amando Fontes. “Através destas obras, Amando volta o olhar para a história e para o cotidiano de Aracaju e mostra que através da literatura, temos um registro fidedigno da época em que as obras são escritas”, frisou.

Para o público, formado por universitários, professores, pesquisadores, escritores, entre outros profissionais, que acompanhou todas as palestras e aprovou a realização do seminário, a oportunidade de debater temas relevantes ao patrimônio da capital é sempre muito importante.

“Vim a convite da coordenação da faculdade e achei as palestras bastante enriquecedoras. Lindvaldo foi meu professor e admiro muito o trabalho dele, pois é um grande mestre na história de Sergipe. Todos que assistem aos seus discursos ficam encantados com sua sabedoria”, argumentou a estudante Bárbara Melo, que estuda História na UFS.

Já a arte educadora Lindamar Oliveira, que sempre acompanha o movimento cultural de Sergipe para auxiliar suas aulas. “Sou uma pessoa das artes, e patrimônio para mim é vida. Por isso vim questão de vim aqui, assistir a essas palestras e fiquei muito feliz com o que encontrei. Sem dúvidas voltarei nos demais dias para acompanhar as outras palestras”, afirmou. A programação terá continuação durante toda a semana.

Confira a programação das demais palestras:

14/03/2012 -13h30 às 18h30
Local Biblioteca Pública Epifânio Dória
Patrimônio e Memória
Profª. Dra. Janaína Cardoso de Mello – NMU/UFS.
Patrimônio e Cidade
Profª. Maria Socorro Soares dos Santos. Mestranda em Memória
Social e Patrimônio Cultural – UFPEL/RS.
 
15/03/2012 – 13h30 às 18h30
Local: Biblioteca Pública Epifânio Dória
Aracaju: um olhar sobre a cidade
Luiz Fernando Ribeiro Soutelo. Câmara de Patrimônio/Conselho Estadual de Cultura.
Os bens tombados em Aracaju
Profª. Ana Conceição Sobral de Carvalho e Marcos Paulo Carvalho Lima – Coordenação de Preservação/SUBPAC.

16/03/2012 – Palestra e exposição
Local: Auditório do MUHSE
“O Olhar sobre a cidade: arte e patrimônio”.
Bené Santana. Bel. Ciências Sociais/UFS; MsC. em Artes Visuais/UFBA.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.