Seminário Municipal de Educação estimula a busca de conhecimentos entre professores
[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Seminário Municipal “Refletindo sobre a prática de Educação de Pessoas Jovens e Adultas” prossegue até amanhã, dia 12, no auditório da Escola Presidente Vargas e conta com a participação de professores que se sentem estimulados durante as discussões realizadas no decorrer do evento.
Na manhã de hoje, dia 11, a professora e diretora de Ensino da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, Sandra Beiju, apresentou o Projeto Escola Aberta, expondo os eixos norteadores do trabalho, os princípios da política de Educação e as ações implementadas pela secretaria.
Em seguida, as professoras e membros da Diretoria de Ensino (Densi), Josinete Silva e Marly Cecy Góis fizeram um breve histórico da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Nordeste e no Brasil. De acordo com Marly, a partir da sua exposição, os professores puderam conhecer um pouco mais sobre
a história da EPJA. “É importante que os educadores que trabalham com esse projeto de educação saibam não só como desenvolvê-lo na sala de aula, mas ter uma visão ampla do seu surgimento, objetivos, dentre outros temas”, afirmou.
Josinete Silva fez uma síntese sobre a Educação Popular abordando diversos projetos relacionados a essa área, como Educação Fundamental, Educação Fundamental no Desenvolvimento Sócio-Econômico, Educação de Base e Educação Popular do Sistema Paulo Freire. Todos esses sistemas foram analisados sob os seguintes aspectos: profissionais responsáveis, clientela, objetivos, instrumentos, modalidade de participação popular e formas de programas.
No período da tarde, os professores foram divididos em quatro grupos de estudo, onde discutiram sob a coordenação de membros da Densi, temáticas como: Planejamento, Metodologia, Concepção de Pessoas Jovens e Adultas e Avaliação. Os participantes se reuniram expondo as experiências e a visão do seu fazer pedagógico em relação aos assuntos estudados, levando-os a repensarem suas práticas visando uma melhor qualidade do ensino e aplicação na Educação de Jovens e Adultos.
“Os grupos de estudo são fundamentais para debater a forma como podemos conseguir um aprendizado melhor com nossos alunos na escola, unindo interesses de professores e alunos para elevar o ensino”, afirmou Julita Lopes, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Araújo Santos. Amanhã, dia 12, haverá uma mesa redonda com esses grupos, e em seguida a avaliação do seminário e os encaminhamentos para o segundo semestre.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
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Na manhã de hoje, dia 11, a professora e diretora de Ensino da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, Sandra Beiju, apresentou o Projeto Escola Aberta, expondo os eixos norteadores do trabalho, os princípios da política de Educação e as ações implementadas pela secretaria.
Em seguida, as professoras e membros da Diretoria de Ensino (Densi), Josinete Silva e Marly Cecy Góis fizeram um breve histórico da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Nordeste e no Brasil. De acordo com Marly, a partir da sua exposição, os professores puderam conhecer um pouco mais sobre
a história da EPJA. “É importante que os educadores que trabalham com esse projeto de educação saibam não só como desenvolvê-lo na sala de aula, mas ter uma visão ampla do seu surgimento, objetivos, dentre outros temas”, afirmou.
Josinete Silva fez uma síntese sobre a Educação Popular abordando diversos projetos relacionados a essa área, como Educação Fundamental, Educação Fundamental no Desenvolvimento Sócio-Econômico, Educação de Base e Educação Popular do Sistema Paulo Freire. Todos esses sistemas foram analisados sob os seguintes aspectos: profissionais responsáveis, clientela, objetivos, instrumentos, modalidade de participação popular e formas de programas.
No período da tarde, os professores foram divididos em quatro grupos de estudo, onde discutiram sob a coordenação de membros da Densi, temáticas como: Planejamento, Metodologia, Concepção de Pessoas Jovens e Adultas e Avaliação. Os participantes se reuniram expondo as experiências e a visão do seu fazer pedagógico em relação aos assuntos estudados, levando-os a repensarem suas práticas visando uma melhor qualidade do ensino e aplicação na Educação de Jovens e Adultos.
“Os grupos de estudo são fundamentais para debater a forma como podemos conseguir um aprendizado melhor com nossos alunos na escola, unindo interesses de professores e alunos para elevar o ensino”, afirmou Julita Lopes, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Araújo Santos. Amanhã, dia 12, haverá uma mesa redonda com esses grupos, e em seguida a avaliação do seminário e os encaminhamentos para o segundo semestre.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Seminário Municipal de Educação estimula a busca de conhecimentos entre professores – Fotos: Márcio Dantas Agência Aracaju de Notícias