[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Um fato de alta relevância histórica para o Estado Brasileiro, para a Federação e os municípios. Foi com essa ótica que o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, encerrou o Seminário Instâncias Intermunicipais de Governo, realizado nos dias 7 e 8, no auditório do hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju. O evento deu continuidade à 44ª Reunião Geral da FNP – Frente Nacional de Prefeitos -, realizada no dia 6.
Segundo Marcelo Déda, o seminário obteve resultados positivos que devem ser registrados. Primeiro pela qualidade de enfrentar o tema com os prefeitos, agentes políticos que tem condições de possibilitar a pressão política necessária, e segundo por incorporar a agenda do diálogo. “Eu tenho certeza que não estamos aqui com as respostas para tudo, mas o primeiro passo foi dado”, disse.
De acordo com o prefeito de Aracaju, que foi eleito novo coordenador Geral da FNP, o seminário serviu para possibilitar a busca de soluções a partir de dados concretos e objetivos, das pesquisas acadêmicas e reflexões jurídicas e da experiência política de cada prefeito nos problemas enfrentados pelos municípios.
Marcelo Déda afirmou que o esforço dos prefeitos vai oferecer uma massa crítica necessária para dar um passo de formatação e solução de um modelo que deverá ser objeto de mais discussão.

FNP
Ainda no seu discurso de encerramento, o prefeito Marcelo Déda destacou o sucesso da 44ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. “Gostaria de registrar a vitória política da Frente Nacional de Prefeitos. A cidade de Aracaju presenciou a força do municipalismo e da FNP”, disse.
Ele lembrou ainda o momento histórico ocorrido durante a reunião geral da FNP com o anúncio da indicação de Carlos Ayres de Britto para o Supremo Tribunal Federal feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“A cidade de Aracaju e a sua administração ficaram extremamente honrados pela generosidade dos administradores municipais em escolher Aracaju como sede da reunião dos prefeitos”, agradeceu Marcelo Déda.
O prefeito disse que o evento além das qualidades técnica e política, fez com que demonstrasse para todos os participantes a hospitalidade e carinho dos aracajuanos.
O prefeito de Aracaju aproveitou ainda para agradecer o trabalho realizado pela equipe da FNP e fez questão de pronunciar nome por nome dos integrantes. Ele também aproveitou a oportunidade para elogiar a dedicação da equipe da Prefeitura de Aracaju e agradeceu através dos nomes dos secretários municipais Milton Alves (Comunicação), João Andrade (Administração), Oliveira Júnior (Governo) e Akira Ota (Chefe de Gabinete).
Marcelo Déda também fez agradecimentos aos patrocinadores e prefeitos sergipanos que participaram do evento, além do apoio da Subsecretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República.
“Muito obrigado em nome da Frente Nacional de Prefeitos e obrigadão em nome do povo de Aracaju pela felicidade que nos deram durante esse período. Valeu e até a próxima!”, disse o novo coordenador Geral da FNP no encerramento do evento.

Último painel
O último dia do Seminário Instâncias Intermunicipais de Governo foi encerrado com o painel: “Diretrizes para um modelo de instância intermunicipal de governo”, coordenado pelo prefeito Marcelo Déda.
Os debates foram realizados por Aspásia Camargo, coordenadora da Agenda 21 do Estado do Rio de Janeiro e diretora executiva do Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Getúlio Vargas; Ubiratan de Paula Santos, secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo; Laís da Costa Manso N. de Araújo, gerente de projetos da Oficina Municipal Fundação Konrad Adenauer; e Carlos Ayres Britto, professor de Direito Constitucional da UFS/SE e doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.