[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Seminário sobre Políticas Públicas de Atendimento à Infância, promovido pela Prefeitura de Aracaju através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania –, teve início na manhã desta terça-feira, dia 21, no Centro Comunitário Integrado Berenice Campos, no bairro Porto Dantas. O evento, apoiado pelo Unicef e pela Sociedade Sergipana de Pediatria, busca alternativas para uma ação articulada entre a SMASC e as secretarias de Educação, Saúde e Fundação do Trabalho no atendimento à criança de 0 a 6 anos.
Estiveram presentes na composição da mesa a representante do Unicef Bahia/Sergipe, Vilma Alves Cabral, as coordenadoras dos Centros de Educação Infantil da SMASC, Ângela Maria Bezerra, do projeto Rede Cidade Criança, Meire Jane Martins, da Saúde da Criança e do Adolescente, Eleonora Ramos de Oliveira, o secretário de Educação Rui Belém e o presidente da Fundação do Trabalho, Antônio Carlos Mota.
As palestras estão sendo desenvolvidas pela professora Yolanda Dantas de Oliveira, mestre em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Os avanços teóricos e jurídicos no atendimento à criança nos Centros de Educação Infantil, as políticas de atendimento à infância e o papel da família frente ao direito da criança são os temas abordados pela professora.
“Pela primeira vez, em Aracaju, discute-se a mudança de paradigmas no atendimento à criança de 0 a 6 anos. No Brasil, o Unicef vem propondo uma cooperação, na qual essa faixa de idade deve ser prioridade”, afirma a representante do Unicef Vilma Cabral.
A mudança de paradigma diz respeito ao papel dos centros de educação infantil que, por muito tempo, foram entendidos como espaços de guarda das crianças no primeiro ciclo da infância. As tradicionais creches terão um direcionamento para a saúde e para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança.

Prioridade

“Criança de 0 a 6 é prioridade na gestão Marcelo Déda, pois é uma das faixas etárias mais importantes para a formação do indivíduo. Estamos trabalhando para garantir um desenvolvimento saudável e integral para esses pequeninos cidadãos” , afirma a secretária municipal de Assistência Social, Ana Côrtes.
Atualmente, são mantidos pela Prefeitura de Aracaju 17 Centros de Educação Infantil, atendendo em torno de 1050 crianças. O atendimento é integral, visando o desenvolvimento infantil, a participação da família e da comunidade na perspectiva da proteção social.
A questão da família e da comunidade também será abordada durante o seminário. A preocupação é no sentido da integração que deve ocorrer não apenas no âmbito da instituição, mas no contexto da criança como um todo. A cooperação para o desenvolvimento infantil integral depende da articulação entre as políticas públicas, mas fundamentalmente da compreensão da sociedade e da família que é a base para a formação do indivíduo.
Nesse seminário, todas essas propostas de trabalho estarão sendo trabalhadas e reforçadas. No primeiro dia do evento, fizeram parte do público profissionais do Centro Comunitário Integrado Berenice Campos, na área de Assistência Social, Educação, Saúde e Fundação do Trabalho. Hoje, dia 22, às 14 horas, com a mesma programação, o seminário será desenvolvido para as famílias e para a comunidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.