[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Pensando em ampliar as discussões sobre políticas que contribuam para o desenvolvimento do Nordeste, o Rotary Clube de Sergipe promoveu nesta sexta-feira, 14, no Centro de Convenções, uma sessão plenária com o superintendente da Sudene, Paulo Fontana. A atividade faz parte da XVII Conferência Internacional Distrito 4390, evento que conta com o apoio do Governo de Sergipe e prossegue até o próximo domingo, 16. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, foi o mediador do debate.

Em sua apresentação, Paulo Fontana ressaltou o crescimento obtido pela região Nordeste entre 2003 e 2007, período em que o seu Produto Interno Bruto (PIB) foi elevado em 31%, índice superior ao obtido pelo PIB nacional, que foi de 28%. Para ele, alguns fatores foram essenciais para que tal índice fosse alcançado.

“A economia nordestina vive um novo ciclo de desenvolvimento, que deve prosseguir pelos próximos 10 ou 15 anos. A explicação para isso está na criação dos programas sociais do Governo Federal, na política de reajuste do salário mínimo e na massificação de investimentos em infraestrutura e projetos estruturantes”.

O superintendente da Sudene fez questão ainda de destacar a importância do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE), cujos recursos são destinados a projetos de implantação, diversificação, modernização e ampliação de empreendimentos. Entre as ações financiadas pelo Fundo na região estão a duplicação da BR-116 e a implantação da ferrovia Transnordestina.

Novos investimentos

Segundo Paulo Fontana, a Sudene tem interesse em contribuir para a construção de uma usina nuclear no Nordeste. Ele disse que o órgão reconhece a necessidade de investimento em fontes de energia alternativas e está disposto a financiar os projetos. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso que os interessados estabeleçam contatos com a entidade para viabilizar a proposta.

De acordo com o secretário Jorge Santana, o evento foi uma excelente oportunidade para ressaltar a importância da Sudene na região. “Antes visto como algo sem utilidade, sendo inclusive extinto por outros governos, o órgão ocupa hoje um papel estratégico na política de desenvolvimento do país. O Estado de Sergipe tem na Sudene um importante aliado na execução de políticas públicas”, frisou.

Ao final da solenidade, Jorge Santana e Paulo Fontana foram homenageados pelo Rotary por conta do trabalho desenvolvido em suas instituições.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.