[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com a intenção de contribuir para o fortalecimento da cidadania, por meio do financiamento de diversas ações no âmbito da saúde pública, acontece hoje, dia 12, e amanhã, 13, o I Seminário sobre as Normas de Cooperação Técnica e Financeira de Programas e Projetos mediante convênios com o Ministério da Saúde.
O prefeito Marcelo Déda, representando os prefeitos de todos os municípios sergipanos, e o secretário municipal de saúde, Rogério Carvalho, participaram da abertura do evento.
Em seu discurso, o prefeito afirmou que o seminário representa um espaço de aproximação entre o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, e os cidadãos das diversas instâncias governamentais. “A partir desse processo de diálogo, poderemos avançar no sentido de melhorar a relação entre a União e os municípios, fortalecendo as políticas públicas na área da saúde”, disse.
O evento, que acontece na Sociedade Semear, é promovido pela Secretaria Executiva do Ministério da Saúde em Sergipe e destinado a representantes estaduais e municipais, bem como entidades federais e filantrópicas sem fins lucrativos e fundações e conselhos municipais de Saúde.
De acordo com Cândida Regina Chagas, técnica da sessão de habilitação e análise de projetos, o seminário foi idealizado com a finalidade primordial de fornecer orientações referentes à execução de projetos que contem com financiamento do governo federal. “Além disso, iremos realizar prestação de contas e acompanhamento dos programas já existentes. A partir daí será aberto espaço para celebração de novos convênios”, disse.
O chefe da divisão de convênio e gestão do Ministério da Saúde em Sergipe, Ulisses Eduardo Silva Freitas, destacou a atuação do Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (Samu) em benefício da população aracajuana. “Parabenizo o audacioso projeto do Samu, que há um ano vem salvando vidas”, enfatizou.
Em forma de painel, os participantes do evento têm a oportunidade de conhecer exemplos de convênios já em execução em diversas cidades sergipanas. Um desses exemplos é o convênio firmado entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Ministério da Saúde, com vistas à prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e da AIDS.
Essas e outras parcerias entre o governo federal, que financia ações de saúde, e os municípios, responsáveis pela execução dos projetos, contribuem de forma direta para beneficiar a saúde pública nos municípios e no Estado como um todo.
Participaram da abertura do evento a coordenadora da Fundação Nacional de Saúde em Sergipe, Gorete Reis, o prefeito de Japaratuba, Geraldo Oliveira, o vereador Lacerda Oliveira e diversas outras autoridades do Município e do Estado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.