Seminário discute ações de políticas públicas para combate à pobreza no Estado
Na manhã desta quinta-feira, 20 de junho, se reuniram no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagre) técnicos governamentais, acadêmicos e analistas socioeconômicos para discutirem, no Seminário parcial do Núcleo de Políticas Públicas de Combate à Pobreza (NAAP), sobre os resultados das pesquisas que contam com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Na oportunidade, o diretor presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, ressaltou que o Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Estado de Sergipe, criado pela Fapitec em pareceria com as Secretarias de Estado que visa à implementação de um Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas (NAPs), representa uma importante instância para a implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de estudos e pesquisas, análises, formulação e implementação para serem aplicadas. “Hoje esse programa é basilar para a Fundação, pois é extremamente importante a realização de pesquisas que servirão para um direcionamento para ações de políticas públicas no Estado”, disse.
Para o geógrafo, doutor e pesquisador Eraldo Ramos, que no Seminário apresentou os resultados da pesquisa ‘Análise das políticas públicas de desenvolvimento socioterritorial em Sergipe’, a produção de conhecimento científico é fundamental para direcionar as ações de políticas públicas para orientar as ações governamentais. “Os programas da Fapitec são fundamentais ao oferecer a oportunidade aos pesquisadores de conhecerem a realidade de Sergipe. A Fundação viabiliza o desenvolvimento das pesquisas e consequentemente o desenvolvimento do Estado”, confirma Eraldo Ramos.
O superintende de estudos e pesquisas da Seplag, Marcel Rezende, afirma que o Programa é de suma importância para o Estado. “É fundamental para o desenvolvimento de Sergipe apresentar ações e programas como os da Fapitec. A Fundação tem diversos núcleos que ajuda aos gestores entenderem a nossa realidade em diversas áreas do conhecimento”, verifica. O seminário fez parte de um conjunto de ações do NAPP/Seplag e teve como objetivo apresentar os resultados parciais dos projetos de pesquisa coordenados pelo Núcleo. Durante todo o evento os gestores das secretarias do Estado e a comunidade acadêmica tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre os estudos relacionados ao combate à pobreza.
- Seminário discute ações de políticas públicas para combate à pobreza no Estado – Fotos: Ascom/Fapitec