[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi aberto nesta terça-feira, 21, em Aracaju, o 16º Seminário da Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (Renapi). Realizado em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o evento vai discutir a cooperação entre poder público e iniciativa privada na promoção do desenvolvimento industrial de Sergipe. O seminário acontece até esta quarta-feira, 22, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco.

Participam do debate representantes da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), Senai, Sebrae, Petrobras, Sergipetec, Banco do Nordeste, Energipe, Codise, Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS) e Universidade Federal de Sergipe. O Seminário é o primeiro contato do Estado com a Rede, que já integra mais de três mil agentes em 15 estados brasileiros.

Na avaliação do secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Alexandre Porto, o número de entidades sergipanas reunidas para a realização do Seminário Renapi demonstra a importância e necessidade do tema política industrial para a região. "A presença dos agentes federais e representantes de instituições como INPI, INMETRO, BNDES, FINEP, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sebrae, entre outros, traz a chance de conhecer como está a política industrial no Brasil e fazer o alinhamento com as políticas do Governo do Estado", afirmou o secretário-adjunto.

Sinergia

No primeiro dia de seminário, representantes de entidades federais e estaduais ressaltaram que a sinergia entre os agentes públicos e privados fortalece o Estado e propicia o diálogo em torno do desenvolvimento local. "O Seminário é apenas o primeiro passo. A partir de agora, Estado e empresariado têm o desafio de aprofundar as informações aqui apresentadas, utilizar a capacidade inovadora e empreendedora sergipana e descobrir novos caminhos para a indústria", afirmou Clayton Campanhola, diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Eduardo Prado Oliveira, o seminário vem em momento oportuno, quando toma corpo a elaboração de uma política industrial para Sergipe. "É uma oportunidade de colocar na mesa os problemas e potencialidades que circundam as iniciativas pública e privada do Estado", garante.

Além das palestras, o evento coloca à disposição para consultas representantes do Portal Inovação/ABDI, ADENE, Inmetro, INPI, Finep, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sebrae e Banco do Nordeste. O objetivo é apresentar aos participantes as linhas de incentivo oferecidas pelas entidades e esclarecer dúvidas com relação à sua atuação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.