[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Monique de Sá, da Ascom/Secult

As artes cênicas entrarão na pauta de discussão em outubro. Isso porque no dia 22, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará o ‘Seminário de Circo, Dança e Teatro’, que tem como objetivo levar conhecimentos específicos dessas artes para os agentes culturais dessas áreas. O seminário faz parte do projeto ‘Sergipe em Cena’, que vem dinamizando a cena teatral sergipana através de suas ações.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o seminário será a chance de reunir a classe artística tanto do interior quanto da capital. “O seminário será voltado para a discussão de questões pertinentes à área das artes cênicas, como também a deliberação de ações para o próximo ano, a exemplo da execução do edital da segunda edição do Festival de Teatro Sergipano”.

Com apoio do Fundo Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura (MinC), na semana anterior ao seminário será realizada uma oficina, cujo tema é ‘Maquiagem’. A ação do Funarte ocorrerá em vários estados no Nordeste, e em Sergipe, após uma reunião com o Fórum de Artes Cênicas, foi deliberado este tema para a oficina.

O ‘Seminário de Circo, Dança e Teatro’ ocorrerá durante todo o dia 22 de outubro, no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, ao lado do Complexo Cultural Lourival Batista, e contará com uma programação vasta que inclui apresentação de dança, palestras e debates. O evento será finalizado com um stand-up comedy, estrelado pelo humorista Bruno Kelwerneck.

Já a oficina ‘Maquiagem’ será ministrada de 17 a 21 de outubro, pelo oficineiro Marcelo Andriotti. “Os participantes receberão certificado com carga horária de 20 horas semanais. A oficina, que ocorrerá no Centro de Criatividade, tem como público-alvo artistas e maquiadores da cadeia produtiva das artes cênicas. As vagas são limitadas para 20 pessoas”, explica o diretor do CCLB e um dos coordenadores do seminário, Raimundo Venâncio.

Ainda segundo o diretor, uma figura importante para a classe artística tem presença garantida no evento: o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED) do Ceará, Oscar Roney. “Através de Oscar, a classe ficará a par dos seus direitos trabalhistas, como também de ações que estão em trâmite no Senado, como o auxílio-desemprego para artistas”, explicou.

Sobre Marcelo Andriotti

Ator, arte-educador, produtor e caracterizador. Formado em Artes Cênicas pela UNIRIO (Interpretação e Licenciatura), iniciou sua carreira em 1993 em Porto Alegre e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1999. Como ator já participou de mais de 15 espetáculos que percorreram diversas cidades brasileiras e argentinas. Recebeu diversas indicações de melhor maquiagem pelos seus trabalhos, sendo o vencedor em alguns grandes festivais.

Sobre o Sergipe em Cena

O projeto ‘Sergipe em Cena’ foi aprovado pelo Conselho de Estado da Cultura (CEC) em maio do ano passado. Em pouco mais de um ano, uma série de atividades foram realizadas pela Secult através do projeto. Entre elas, está: Temporadas, Festival de Teatro Sergipano, Semana de Dança, Prêmio César Macieira. O ‘Sergipe em Cena’ vem consolidando ações culturais ampliadas para o fazer coletivo, além de vir mantendo estreita, dialógica e harmônica relação com os fazedores desse valioso bem imaterial: a arte cênica.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.