[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após três dias de intenso trabalho, o II Seminário de capacitação em Gestão Pública encerrou suas atividades nesta quinta-feira, dia 7. “NF-e”, “GFIP”, “Controle Interno”, “e-DOC”, “I-Gesp” foram objetos de análise do evento, que objetivou nortear o planejamento e a organização administrativa de todas as secretarias do governo estadual.

No último dia da capacitação, dois técnicos do Ministério do Planejamento demonstraram a importância do chamado “SICONV”, sistema que orienta e regula os convênios firmados entre a iniciativa privada com os estados e municípios.

Técnica do Miinistério,Ana Maria Vieira dos Santos Melo explicou o fluxograma operacional da legislação específica, da exclusão e prestação de contas dos dados contratados. Ela ressaltou ainda a importância da lisura em cada etapa para que falhas não sejam encontradas. “A Controladoria Geral fortalece o Estado com esse evento. Experiências observadas, neste sentido, só aumentam a capacidade na busca por novos recursos financeiros”, disse.

“O conceito do sistema tem por finalidade desburocratizar e reduzir os custos de transação de todo o processo de transferência de recursos”, informou o assistente de logística e serviços gerais do Ministério do Planejamento, Rodrigo José Santos Lopes. Durante sua apresentação, ele pontuou  a operacionalização do portal e como cada gestor pode acompanhar a tramitação dos dados.

O secretário chefe da CGE, Adinelson Alves, destacou que o trabalho de orientação e prestação de contas junto a sociedade é diário e afirmou que é preciso garantir a lisura na formatação e contratação de qualquer convênio. “A melhoria da relação governo e sociedade é condição obrigatória, este é o papel da CGE. O seminário superou nossas expectativas. Um governo responsável se constrói oferecendo condições para que a ética e a responsabilidade sejam compartilhadas entre todos. Nosso trabalho será sempre contínuo”.

A repercussão do II Seminário foi tão positiva que a CGE já pensa em ampliar as discussões, desta vez, com os gestores municipais e a sociedade em geral. Uma nova capacitação prevista para o segundo semestre já está sendo avaliada. O evento teve o patrocínio do Banese e o apoio do Ministério do Planejamento, Governo Federal, Governo de Sergipe e Caixa Econômica Federal.

O conteúdo das palestras, e todos os decretos debatidos no evento estão disponibilizados na página da CGE na internet. Basta acessar: http://www.cge.se.gov.br

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.