[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) divulgou nesta sexta-feira, 14, a lista de projetos de saúde selecionados pelo edital MS/CNPq/FAPITEC-SE/SES Nº 06/2007 do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). Esta semana, um seminário selecionou os projetos deste edital e promoveu a avaliação final dos projetos lançados pelo edital MS/CNPq/FAP-SE/SES-SE Nº 04/2004.

De acordo com Fátima Lima, gestora na área de Promoção à Saúde da SES, a Secretaria da Saúde é parceira e incentiva o desenvolvimento de projetos que tenham relevância para o Sistema Único de Saúde (SUS), já que um dos principais objetivos do PPSUS é o de promover o desenvolvimento de pesquisa científica com temas voltados para a saúde pública.

"As pesquisas foram coordenadas por professores pesquisadores de instituições públicas e privadas do Estado. Na terça e quarta-feiras foram avaliados os projetos do edital Nº 06/2007 e nesta quinta foram apresentados os resultados das 14 propostas financiadas pelo edital de 2004", explicou Fátima, acrescentando que foram descritas a metodologia utilizada, o objeto de pesquisa, o desenvolvimento, os resultados obtidos e qual a relevância e a aplicabilidade destes projetos no SUS.

Conforme José Ricardo Santana, diretor-presidente da Fapitec, o seminário aproximou a instituição da SES. "Não basta fazer as pesquisas, é necessário que os gestores da saúde as utilizem em benefício da população", disse.

Participaram do seminário Alex França, coordenador do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (CASE), Flávia Borelli, coordenadora pedagógica da Escola Técnica do SUS (ETSUS), Florice Brito, técnica da equipe pedagógica da ETSUS, Marina Manzano, coordenadora da Atenção Especializada da SES e Verônica Távora, diretora clínica da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

Seminário

Nos dias 11 e 12, a avaliação do PPSUS aconteceu na sede da Fapitec/SE. Já o seminário final desta quinta, 13, ocorreu das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SE). No primeiro dia, os projetos submetidos ao edital de 2007 foram apreciados conjuntamente em relação aos seus méritos e relevância sócio-sanitária por uma comissão de especialistas composta por pesquisadores/doutores.

No dia 12, aconteceu a avaliação pelo comitê gestor, que representa a instância final de deliberação para aprovação dos projetos qualificados para a obtenção de financiamento por meio do PPSUS. O comitê é composto paritariamente por representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Apoio a Pesquisa e Inovação Tecnológica de Sergipe (FAPITEC/SE) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Exemplo

A pesquisa ‘Crescimento, composição corporal e desempenho físico de crianças e adolescentes do município de Aracaju/SE’ foi um dos projetos do edital de 2004. O coordenador do projeto, o professor Roberto Jerônimo, do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), realizou a pesquisa com uma equipe formada por quatro professores e sete alunos de uma universidade particular de Aracaju.

Durante três anos, eles estudaram o tema junto a crianças e adolescentes de 7 a 18 anos que estudam na rede estadual de ensino público. E uma das conclusões da pesquisa foi a prevalência de sobrepeso, obesidade e alto índice de sedentarismo.

"A frequência de sedentários é muito grande em Aracaju, para se ter uma idéia da dimensão, 98% dos alunos do ensino médio não praticam nenhuma atividade física. Eles relataram que, devido à aproximação com o vestibular, bnão sobra tempo para praticar esportes, como também a ansiedade aumenta e eles comem mais", relatou o professor Roberto Jerônimo, acrescentando que os dados da pesquisa constataram que 85,2% das crianças e adolescentes do sexo feminino são sedentrários, assim como 69,8% do masculino.

Segundo ele, a partir de agora, será feito, juntamente com o acompanhamento de professores de Educação Física, uma proposta de intervenção para diminuir estes índices que acabam por onerar consideravelmente o SUS. "Quando estes jovens ficarem mais velhos, eles poderão ter sérios problemas cardiovasculares, entre outros, o que implicará custos muito altos para o SUS, tanto no tratamento, quanto em internações nos hospitais", concluiu o professor.

Áreas

Os projetos qualificados contemplam as seguintes áreas temáticas: Fitoterápicos, Diagnóstico Molecular, Saúde da Criança e do Adolescente, e Saúde e Ambiente. Todos foram escolhidos, dentre muitos critérios, pela coerência com as demandas específicas da SES em consonância com a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisas em Saúde (ANPPS) por buscarem respostas às lacunas de conhecimento sobre o tema no estado e pelo impacto positivo nas condições de saúde da população.

Já o Edital 06/2007 é o primeiro, do PPSUS, lançado sob a gestão da Fapitec/SE. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos estimados em R$ 450 mil. Uma parte do financiamento é oriunda do Decit e repassada ao CNPq, e a outra, referente à Fapitec/SE, é proveniente do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec) e da SES, através do Fundo Estadual de Saúde.

Projetos qualificados pelo edital de 2004

1) Efeito dos ácido úsnico extraído da Cladonia substellata Vainio no combate à infecção por Schistosoma mansoni – Adriano Antunes de Souza Araújo (UFS)

2) Desenvolvimento de metodologia para a especiação e determinação de antimônio em medicamentos utilizados no tratamento de Leishmaniose por eletroforese capilar – Ana Paula Gebelein Gervasio (UFS)

3) Avaliação do potencial terapêutico de plantas medicinais utilizadas como antihipertensiva e antidiabética no povoado Colônia Treze em Lagarto/Se e implantação de uma Farmácia Viva – Angelo Roberto Antoniolli (UFS)

4) Desenvolvimento de sistemas microencapsulados contendo óleo essencial de espécies aromáticas da família Verbenaceae com ocorrência no semi-árido sergipano para controle larvicida do Aedes Aegypti – Rogéria de Souza Nunes (UFS)

5) Isolamento, síntese e relação estrutura-atividade de compostos obtidos da Phoradendron piperoides – Sócrates Cabral de Holanda Cavalcanti (UFS)

6) Avaliação clínica da potencial atividade ansiolítica do extrato seco de Erythrina velutina – Flávia Teixeira Silva (UFS)

7) Monitoramento das relações saúde e ambiente na Ilha de Santa Luzia – Vânia Fonseca (ITP)

8) Análise imunohistopatológica das lesões neurais cutâneas em adultos e crianças portadores de hanseníase – Ricardo Fakhouri  (ITP)

9) Doença periodontal e baixo peso ao nascer e sua relação com níveis de citocina/ interleucina em puérperas de Aracaju – Ricardo Queiroz Gurgel (UFS)

10) Crescimento, composição corporal e desempenho físico de crianças e adolescentes do município de Aracaju (SE) – Roberto Jerônimo dos Santos Silva (ITP)

11) Impacto da mudança de estilo de vida no perfil pró-aterosclerótico em adolescentes obesos – José Augusto Soares Barreto Filho (UFS)

12) E-patite: Um sistema para triagem de doadores de sangue suspeitos de serem portadores de Hepatites – Leila Maciel de Almeida e Silva (UFS)

13) Início da Biologia Molecular em Endocrinologia no Estado de Sergipe. Triagem da Mutação de Itabaianinha no gene do receptor do Hormônio liberador do Hormônio de Crescimento e das mutações no gene da 21-Hidroxilase
Manuel Hermínio de Aguiar Oliveira (UFS)

14) Tipagem molecular de bifidobacterium tuberculosis isolados de pacientes com diagnóstico clínico de tuberculose pulmonar humana, na cidade de Aracaju, Sergipe.
Rita de Cássia Andrade (UFS)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.