[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cerca de 120 candidatos aos cargos de conselheiros tutelares do 1°, 3° e 4° distritos de Aracaju participaram hoje do primeiro dia do seminário que discutirá sobre a política de atendimento à criança e ao adolescente e o papel dos conselhos tutelares. As palestras e oficinas estarão ocorrendo até amanhã no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e possuem o intuito de capacitar os futuros conselheiros.

O seminário faz parte das cinco etapas iniciadas com a inscrição dos candidatos que elegerá quinze conselheiros que irão atuar nos três distritos. Após o seminário, haverá uma prova escrita que será aplicada por representantes da OAB-SE, entrevista e teste psicotécnico. Todas estas etapas possuem teor eliminatório.“Esta capacitação é fundamental para o processo democrático. Não podemos correr o risco de ter candidatos sem este perfil de consciência para defender o direito de crianças e adolescentes, principalmente os que estão inseridos nas classes menos favorecidas”, afirma a promotora pública, Conceição Figueiredo.

A comunidade de cada distrito elegerá cinco conselheiros através da votação direta. Moradores dos bairros Inácio Barbosa, São Conrado, Aeroporto, Farolândia, Coroa do Meio, Atalaia e Santa Maria, elegerão os conselheiros para o Primeiro Distrito; Grageru, Salgado Filho, 13 de Julho, Pereira Lobo, Suissa, Cirurgia, Getúlio Vargas, Centro, São José e Luzia, os do Terceiro Distrito; e, Porto Dantas, Santo Antonio, 18 do Forte, Palestina, Cidade Nova e bairro Industrial, definirão os eleitos do Quarto Distrito. “Aracaju está dando um exemplo de democracia ao oferecer o voto direto para que a comunidade tenha o direito de escolher seus conselheiros entre os candidatos inscritos. Poucos municípios fazem isto”, garante a consultora da ONG Jus Populi, Iara Farias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.