Seminário Brasil-Itália reunirá prefeituras do Norte e Nordeste para discutir a Gestão Integrada das Políticas Sociais
“Essa região italiana era tão pobre quanto o Nordeste brasileiro e a partir da década de 70 conseguiu sair dessa situação, através de políticas sociais e de desenvolvimento. O objetivo é trazer o grande exemplo italiano e suas experiências. Será um debate muito rico e esperamos a participação de muitas prefeituras do Norte e do Nordeste”, disse Lúcia Falcon. O modelo de desenvolvimento italiano aproxima a produção local e o ambiente institucional e faz com que o poder público tenha a função de indutor do desenvolvimento.
Com o Seminário será estimulada a troca de experiências sobre os modelos de desenvolvimento local aplicados em Aracaju e em regiões italianas. Especialistas italianos participarão do seminário, que terá também a presença de técnicos e gestores públicos.
A abertura do seminário acontecerá a partir das 20 horas de amanhã, quarta-feira, no Instituto Luciano Barreto Júnior, numa promoção da Prefeitura de Aracaju, com apoio da Agência de Cooperação dos Municípios Brasileiros e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que tem a coordenação-geral do prefeito Marcelo Déda.
Esta será a segunda edição do Seminário Internacional em 2003, o primeiro ocorreu na cidade de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. Após Aracaju, a cidade de Campinas (SP) receberá este evento. Em anos anteriores, esta troca de experiências ocorreu em cidades com administrações progressistas, como Porto Alegre (RS) e Recife (PE).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]