[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o propósito de estimular o Governo e instituições para a implantação em Sergipe de um centro de prototipagem, que visa trabalhar em 3D (três dimensões) protótipos e plantas dos mais variados tipos de projetos, a Secretaria Executiva da Rede PetroGas-SE e o Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologia da Rede, realizaram no dia último dia 2 de junho, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais do Estado de Sergipe (Codise), o Seminário sobre Centro de Excelência em 3D. A proposta inicial é de que ele seja instalado no Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), organização parceira da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec).

A idéia de realização do seminário surgiu a partir de uma visita técnica dos especialistas da PetroGas-Se, quando puderam observar de perto o único centro de prototipagem instalado no Brasil, localizado no Espírito Santo. De acordo com a gestora da APL de Petróleo e Gás da Sedetec, Ariane Cedraz, a participação da Secretaria no GT de Tecnologia da Rede tem grande peso na efetivação do projeto, buscando fontes de financiamento e atraindo para o Estado boas oportunidades de investimentos. “O Sergipetec é o local escolhido para que todos tenham acesso, auxiliando as empresas nos processos de desenvolvimento na área da tecnologia e inovação. É um primeiro passo e a Sedetec, como coordenadora do GT de tecnologia, está à frente desse processo, culminando em avanços para vários setores da economia sergipana”, pontuou a gestora.

Após as apresentações, os presentes puderam tirar dúvidas e debater com os especialistas os sobre o case de sucesso capixaba, onde ambos atuaram efetivamente no processo de montagem.  Conforme o especialista Diogo Roberte, a vinda do centro para Sergipe irá fortalecer o setor tecnológico, ampliando sua competitividade. “A inovação é uma das chaves para o crescimento atualmente. Nossa experiência é importante, porém é preciso que essa ideia seja levada em frente, sempre formulando propostas construtivas para as especificidades de cada região”, pronunciou.

A experiência da construção de um laboratório de desenvolvimento de produtos foi o tema apresentado pelo segundo especialista, Ricardo Milet, que ressaltou a necessidade de demandas de peças nas indústrias, principalmente de petróleo.  “É preciso estimular a produção de ferramentas e ambientes com alta tecnologia, permitindo às empresas o desenvolvimento de novos produtos e a realização de simulações de funcionamento de máquinas e equipamentos”, enfatizou Milet, apontando que o incentivo maior pode vir da Petrobras, já que ela tem formas efetivas de apoiar o empresariado local.

Segundo a presidente da Associação das Empresas de Petróleo, Gás e Energia de Sergipe, Ana Mendonça, o centro de prototipagem trará oportunidades diferenciadas especialmente para as pequenas e médias empresas, podendo-as visualizar e testar seus produtos antes da fabricação. “Trata-se de um espaço onde serão capacitados profissionais em tecnologia 3D para plantas, plataformas, gerando otimização de planejamento, construção, montagem e operação com processos de inovação, destacando as empresas sergipanas de petróleo e gás no cenário nacional”, concluiu a presidente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.