Seminário aborda inclusão e acessibilidade de portadores de deficiência
Começou no domingo, 23, e vai até esta terça-feira, 25, no auditório do Sebrae, na Avenida Tancredo Neves, o I Seminário Regional para Capacitação de Conselheiros Estaduais e Municipais de Direito da Pessoa com Deficiência dos Estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. O evento é uma realização conjunta da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência da Sergipe (CEDPPD/SE). O objetivo é a capacitação de pessoas para o controle social dentro dos Conselhos de Direito da Pessoa com Deficiência, nas esferas municipais e estaduais, além de discutir as políticas públicas para a pessoa com deficiência.
A palestra de abertura foi realizada pelo presidente do Conade, Alexandre Baroni, e teve como tema ‘Igualdade, Dignidade e Participação’. Para Baroni, as expectativas de resultado do seminário são muito boas. "As pessoas com deficiência ocupam a sua posição e, mais do que isso, resgataram a sua cidadania. Eu vejo aqui muitas pessoas que, com certeza, vão fazer com que sua participação seja não só um momento de exposições, de aprendizado, mas também de troca", destacou o presidente do Conade.
Representando a secretária de Inclusão Social, Ana Lucia Menezes, a secretária-adjunta Sônia Meire falou sobre o papel do Estado. "A condição que nós temos hoje, a questão da indiferença e a discriminação são fruto da nossa incapacidade de compreender que existe diferença de linguagem e de condição de existência humana. Esse, para nós, é o maior desafio à frente de uma secretaria de Estado. É uma questão de direito social e de direito público. Nosso compromisso aqui é ouvir para poder agir de forma participativa", disse Sônia Meire.
Palestras
Durante esta segunda-feira, 24, as palestras e debates vão tratar de temas como ‘Inclusão social da pessoa com deficiência: uma questão de políticas públicas’, com a participação da secretária-adjunta da Inclusão Social, além de educação inclusiva, transporte e trânsito, acessibilidade, estruturação e consolidação dos conselhos de direitos e intersetorialidade. Nesta terça-feira, o destaque é para o fortalecimento das entidades de controle social.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]