Semed receberá Kit pedagógico que orienta sobre locomoção de deficientes visuais
Recentemente uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise) inaugurou uma sala de intervenção precoce especialmente para atender crianças de 0 a 6 anos. A sala funciona na Escola de Artes da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).
O material a ser enviado à Semed apresenta os três tipos mais comuns de mobilidade indispensáveis em qualquer programa de capacitação na área: uso de guia vidente, segmentos corporais e bengala. Foram produzidos cinco mil kits, que serão distribuídos pelas secretarias de Educação dos estados e municípios, universidades e organizações não-governamentais.
Componentes
Por se tratar de uma versão falada do manual escrito, o cd que acompanha o material apresenta as mesmas informações aos portadores de deficiência visual. Dessa forma, permite a memorização dos procedimentos e técnicas desejados. A fita de vídeo, por meio de imagens, mostra de forma seqüencial e didática os procedimentos abordados no manual.
Perguntas e respostas sobre assuntos específicos também constam no material. Algumas referem-se às diversas maneiras de estimular os portadores da deficiência a utilizar os outros sentidos no processo de mobilidade. Os interessados encontram, ainda, os endereços de centros de apoio pedagógico implantados pela Seesp para atendimento às pessoas com deficiência visual.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]