Semed e PM formam alunos em programa contra drogas e violência
No evento serão apresentadas as atividades desenvolvidas junto às crianças e adolescentes nos estabelecimentos de ensino como teatro, poesia, música, dança e jogral, a fim de destacar o envolvimento deles com o aprendizado. Aos alunos que foram destaques nas unidades de ensino também são entregues premiações.
A Semed – Secretaria Municipal de Educação – cadastrou 40 unidades de ensino fundamental da rede municipal para participar do Proerd – Programa de Resistência ao uso de Drogas e à Violência. Inicialmente oito escolas desenvolveram este programa em parceria com a PM – Polícia Militar – e a previsão é de que ele seja ampliado para todas as escolas do município no segundo semestre deste ano.
O curso
As aulas são uma atividade extra a ser integrada ao currículo escolar e foram ministradas uma vez por semana durante um semestre letivo por um policial voluntário, fardado e desarmado, de uma boa conduta profissional, ética e moral. Antes de instruir as crianças, o policial passou por um curso de especialização ministrado por profissionais das áreas de saúde, educação, psicologia e legislação.
Foram ensinadas habilidades para reconhecer e resistir à pressão dos colegas quanto ao oferecimento de álcool, cigarros ou outras drogas, além de outras alternativas positivas de combate ao uso das mesmas; resistir ao envolvimento com gangues; reduzir a
violência, ensinando as conseqüências dos atos de vandalismo, noções de cidadania e respeito; selecionar melhor os novos amigos e o sistema de apoio; a tomar decisões por si próprio; desenvolver a auto-estima, diversas habilidades de comunicação, capacidade de lidar com o estresse, os conflitos e as tensões.
No final do curso os alunos receberão gratuitamente o uniforme – um boné e uma camiseta – que será utilizado na formatura em que serão reunidos os alunos das escolas participantes do programa no referido semestre letivo, seus convidados, patrocinadores e autoridades ligadas à área da Educação.
O Proerd
O Proerd foi criado nos Estados Unidos em 1983 e desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná em parceria com as Secretarias de Educação, das redes pública e particular de ensino fundamental sincronizadas com o espírito da Polícia Comunitária.
O programa está se expandindo por todo o país e é aplicado em parcerias com as escolas e direcionado para crianças e adolescentes de 9 a 12 anos. Sua estrutura pedagógica possui como material de apoio uma cartilha padrão que é distribuída para cada aluno.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]