[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de fortalecer o sistema de garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizará na próxima semana o I Encontro dos Conselhos Tutelares que atuam nos municípios de Aracaju, Laranjeiras, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Maruim e Itaporanga D´Ajuda. O encontro será realizado na próxima semana, tendo como tema “Elaborando Conceitos e Repensando a Prática” na perspectiva de instrumentalizar os conselhos e direcionar suas críticas à luz do reordenamento da Política de Assistência Social e sua articulação com o sistema de garantias de direitos. “É o primeiro passo para articulação da rede de atendimento à criança e ao adolescente na região metropolitana”, considerou a secretária Rosária Rabelo, da Assistência Social e Cidadania de Aracaju.

Na avaliação da secretária, este evento traduz relevante importância para encontrar alternativas para solução dos problemas que estes municípios enfrentam com o segmento infanto-juvenil. “Parte dos problemas que Aracaju recebe é oriundo da região metropolitana e os conselheiros tutelares são atores principais no Sistema de Garantias”, comenta a secretária. “Não dá para os municípios implantarem a política pública sem chamar estes atores fundamentais para participar desta construção”, complementa Rosária.

O evento será realizado no Aquarius Praia Hotel, a partir das 8h da manhã dos dias 18, 19 e 20, quando serão debatidos variados temas relacionados à criança e ao adolescente. Na abertura do Encontro, no dia 18, os participantes terão a oportunidade de discutir o tema “O Conselho Tutelar e o ECA” com técnicos convidados da Semasc.

Durante o encontro, serão realizadas atividades em grupo, com elaboração de trabalhos que serão apresentados e debatidos conjuntamente. No dia 19, os participantes terão a oportunidade de assistir um relato de experiência de Acir Paloschi, conselheiro tutelar de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

No último dia do encontro, a assistente social Solange Stela Serra Martins, coordenadora de Regulação de Proteção Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social, órgão vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Social, falará sobre o Sistema Único da Assistência Social e o Sistema de Garantias.

Segundo a coordenadora de Proteção Especial Básica da Semasc, Silvana Santos, esse Encontro será de suma importância por constituir-se em espaço para uma reflexão conjunta e um intercâmbio de experiência referente à situação da criança e do adolescente nos municípios envolvidos no Encontro. “Pretendemos, com isso, colaborar para a elaboração de uma proposta de uma atuação conjunta, pautada nos parâmetros da política de Assistência Social através da Norma Operacional Básica (NOB) e do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, observa Silvana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.