Semasc proporciona novas oportunidades para famílias de baixa renda
Os cursos são ministrados nos Centros de Referência da Assistência Social existentes em vários bairros da cidade. No Centro de Referência da Assistência Social Carlos Hadman Cortes, localizado no bairro Soledade, a Semasc já iniciou mais um curso de Produção de Alimentos para um grupo de 20 mulheres. Nas aulas teóricas, as alunas têm acesso a informações sobre relacionamento familiar e, posteriormente, serão realizadas as aulas práticas com aulas que enfatizam os cuidados e modo de preparar os alimentos de forma a evitar desperdício e aproveitar todos os nutrientes existentes em cada produto utilizado nas variadas receitas.
O curso terá duração de quatro meses. Neste período, serão trabalhadas as habilidades e também o processo de produção de doces, salgados, confeitaria e de alimentos variados, totalizando um período de 320 horas. O curso também está beneficiando famílias que possuem filhos inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
As alunas não escondem a emoção e o prazer de estar participando do curso. Alegre, Neuza Maria dos Santos, 36, dona de casa, revela que, ao final das aulas, deseja abrir seu próprio comércio. “Essa é a primeira vez que estou fazendo esse curso. Estou com a perspectiva de, futuramente, colocar meu próprio negócio para aumentar minha renda. Aqui aprendemos coisas novas e conhecemos pessoas diferentes. Temos muito que agradecer a iniciativa da Semasc, que está trabalhando em função de todos nós”, revela.
Para Jeane Moquira, 31, dona de casa, o trabalho executado pela Semasc eleva o conhecimento, além de possibilitar a geração de renda. “Essa é a segunda oportunidade que estou tendo para fazer um curso do programa. Estou muito satisfeita com que escolhi. É uma oportunidade muito importante que estamos tendo para aprender uma profissão. Se fôssemos pagar pelo curso, sairia muito caro. Através da Semasc temos o curso gratuito”, diz. “Desejo me especializar em doces e salgados e atender a muitas encomendas”, comenta.
Para Rosângela Oliveira dos Santos, 33, também dona de casa, o curso proporcionará grandes benefícios para os alunos. “Essa é a segunda vez que participo. Na primeira vez aprendi fazer doces e salgados e, nessa oportunidade, espero aprender tudo que puder sobre o curso que vai trazer um futuro melhor para mim”, afirma.
A instrutora gastronômica Virgínia Cristina da Jesus Santos destacou a importância do curso. “Trabalhamos com o objetivo de, futuramente, proporcionar empreendimento e gerar renda para essas pessoas. Como fruto disso, uma qualidade de vida melhor”, analisa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Semasc proporciona novas oportunidades para famílias de baixa renda – Fotos: Ascom/Semasc