[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Alegria, diversão e lazer. Este foi o clima que contagiou cerca de 120 crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que estão tendo a oportunidade de desfrutar de um dia diferente com o passeio ao Parque da Cidade, localizado no bairro Industrial.

A garotada, que aproveitou todo esse dia maravilhoso, faz parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Projeto Tim ArtEducAção, desenvolvidos no Centro de Referência de Assistência Social Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão, e também do Peti, cujas ações são realizadas no Centro de Referência de Assistência Social José Augusto Arante Savazine, no bairro Japãozinho.

Além da integração social, do contato com a natureza e com os animais, a garotada teve a oportunidade de participar de uma verdadeira aula prática de preservação ambiental no Parque da Cidade. Espaço e criatividade não faltaram para a garotada desenvolver atividades e brincadeiras diferentes. Pular corda, futebol, vôlei e queimado foram uma das brincadeiras preferidas entre eles. As crianças e adolescentes também fizeram apresentações improvisadas com a roda de capoeira e o coral de flauta.

A alegria estava exposta no rosto de cada um. “Aqui é muito bom. A gente brinca, vê animais, joga bola e é legal. Eu adoro quando a gente sai assim. O Projeto faz muitas coisas boas com a gente. Depois que entrei no Peti, eu passei a estudar mais, me interessar mais e parei de trabalhar catando latinha. Tudo melhorou para mim”, diz Sidney Góes de Carvalho Teodoro, de 11 anos.

Riclécia Maria Santos Costa, 9, aproveitou a oportunidade para conhecer todos os animais. “Eu quero ver o urso e os outros bichos e também brincar bastante. Eu adoro esses passeios. A gente conhece vários lugares e pessoas também. Eu não gostava da minha vida antes de entrar no Peti porque eu trabalhava na rua catando latinha e era ruim. Agora eu estou no Projeto aprendendo mais”, revela, com satisfação.

Eduardo de Oliveira Santos, 16, adorou essa iniciativa de se integrar o Projeto Tim ArtEducAção com o Peti. “Todo mundo se conhece mais, se diverte e é bem legal. É um dia de lazer para sair da rotina e mudar um pouco de ambiente. Estou adorando esse passeio. Só tenho a agradecer depois que entrei no Projeto, pois tinha vontade de tocar flauta e só pude aprender depois que entrei no projeto. Sou outra pessoa, bem mais educada agora. Só tenho a agradecer à Semasc e ao projeto”, comenta Eduardo.

“É muito interessante esse passeio junto com o Peti. A gente passa a se conhecer mais e isso é bom. Eu me sinto muito bem no Projeto porque lá a gente só aprende coisas boas e tem essa oportunidade de passear, sair, conhecer pessoas e ambientes maravilhosos como esse”, diz Maria da Graça de Jesus da Conceição, 15, integrante do Projeto Tim ArtEducAção.

Para a estagiária de psicologia, Elis Morgana Santos de Oliveira, que acompanhou a garotada, esse passeio é mais uma atividade lúdica e educativa. “É uma atividade recreativa, mas também didática, além de ser um dia diferente para todos eles que precisam de dias assim”, observa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.