[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) montou esquema especial durante o Forró Caju para evitar que crianças e adolescentes fiquem desacompanhadas ou sejam exploradas ou violentadas durante o Forró Caju. Para tanto, equipes formadas por educadores sociais e por membros do Conselho Tutelar realizam um plantão permanente na Praça de Eventos Hilton Lopes onde os festejos juninos estão sendo realizados numa promoção da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Até o momento, o Programa ´Acolher: da Rua à Cidadania´ atendeu sete crianças e adolescentes na faixa etária 6 e 17 anos que estavam desacompanhados no espaço onde está acontecendo o Forró Caju desde o dia 16. “A atuação do Conselho Tutelar no Forró Caju está sendo de grande utilidade”, comenta a conselheira Tereza Albertina Santos, do 5º Distrito. “Estamos trabalhando em parceria com o Projeto Acolher e não há nada melhor do que trabalhar em parceria. Trabalhando em parceria tudo se resolve”, observa.

Depois de encaminhado pelo Conselho Tutelar, o grupo de crianças e adolescentes foi atendido na Central Permanente de Acolhimento, onde pernoitaram sob orientação dos educadores sociais e psicólogos, e, posteriormente, foram encaminhados de volta ao núcleo familiar, atendendo aos principais objetivos do programa.

Os conselheiros tutelares também prestaram serviços atendendo a crianças que, mesmo acompanhadas de familiares, ficaram perdidas por algum momento no espaço ou estavam sob efeito de bebidas alcoólicas. Os adolescentes alcoolizados foram atendidos pelo Samu e depois encaminhados à família pelo Conselho Tutelar mediante termo de responsabilidade assinado pelos pais. “Uma criança saiu para beber água e acabou se perdendo da avó e nós realizamos o trabalho para localizá-la”, ressalta Tereza Albertina. A ocorrência foi registrada na noite do domingo, mas os grupos que se apresentavam no espaço fizeram uma pequena parada, atendendo a solicitação dos conselheiros tutelares para chamar a avó, que acabou sendo localizada no meio da grande multidão.

Dois garotos, um com seis anos e outro com 11, fugiram de casa (em Pirambu) e acabaram localizados no espaço do Forró Caju. Durante as abordagens, realizadas em parceria pelos educadores sociais do Acolher e pelo Conselho Tutelar, os dois foram localizados e encaminhados para a Central Permanente de Acolhimento, onde receberam toda a assistência. O Conselho Tutelar e o Programa Acolher já adotaram todas as providências para localizar os pais dos garotos e devolvê-los à família.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.