[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ao proporcionar as comemorações dos festejos juninos nos Centros de Referência da Assistência Social e também durante o Forrozão dos Idosos, realizado na quarta-feira, 14, no Iate Clube de Aracaju, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) encontrou mais uma forma de incentivar a geração de renda para a comunidade. Durante os festejos, famílias constituídas por pequenos comerciantes foram cadastradas e tiveram a oportunidade de comercializar produtos alimentícios, característicos desta época do ano, por eles produzidos. ““Ave Maria! Melhor do que essa, só outra igual. Graças a Deus a Secretaria me deu esta oportunidade de faturar um pouco mais”, desabafou Valneide dos Santos de Jesus, 60, que integra o Grupo de Convivência Unidos Venceremos, da Cidade Nova, composto por idosos atendidos pelos programas sociais executados pela Semasc. “Aproveitei a festa e deu pra faturar bem”, complementou.

“A festa é ótima, deu pra cobrir as despesas”, desabafa dona Zilma Araújo, vendedora ambulante, moradora do bairro Getúlio Vargas. “Diverte os idosos e, por outro lado, dá pra gente ganhar dinheiro”, complementa Gilda Silva Santos. “Principalmente pra gente que está desempregada”, observa Nivalda Duarte, que também montou sua barraquinha no Iate Clube durante o Forrózão dos Idosos. Dona Genilda de Araújo é moradora do Augusto Franco e nas festas promovidas pela Semasc aproveitou para incentivar a nora, que está desempregada, a ganhar dinheiro com a comercialização dos produtos alimentícios. “Dá pra faturar bem. Esta (o Forrozão da Terceira Idade) é a terceira festa que a gente vende nossas comidas. Já fui para a festa do Augusto Franco e também da Jabotiana. É bom demais”, comentou.

Além de incentivar a geração de renda para os 25 comerciantes cadastrados, o Forrozão da Terceira Idade atraiu cerca de 1,2 mil idosos atendidos pela Semasc, que participam dos Grupos de Convivência. A festa foi marcada pela alegria, animação e criatividade. Ao som dos forrozeiros “Osman do Acordeon”, com participação da Banda Bis, os idosos formaram pares e quadrilhas improvisadas em clima de provocar inveja a qualquer jovem.

O casal Rilda dos Santos Valente e José Campos, um dos 24 pares de noivos, não arredou pé do salão. Para Rilda, a festa sempre é superada a cada ano. “Tem cinco anos que participo da festa, mas cada ano é diferente e melhor”, conta. “Pela primeira vez sai de noiva e adorei. Estou me divertindo muito com o meu parceiro”, complementou, com um largo sorriso. José Campos, apesar da timidez, também não ficou parado. “É bom demais. É a primeira vez que participo e estou adorando. Aqui a gente esquece os problemas da vida, faz amizade e se diverte bastante”, comenta José.

A secretária Rosária Rabelo, de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, também participou da festa e destacou a importância da iniciativa. “A Semasc está proporcionando à terceira idade a oportunidade de mostrar à sociedade a alegria de se comemorar os festejos juninos, apesar da idade. A Semasc, que é um órgão que tem políticas de assistência social voltadas ao idoso, tem como princípio oportunizar e respeitar o direito que esses segmentos têm de continuar a manter essas tradições, que são tão importantes no Nordeste”, observa a secretária.

Alonso dos Santos, um dos participantes, confirma a preocupação da Semasc com este segmento. “Eu adoro participar dos grupos. Essas festas eu não perco nenhuma. Adoro dançar e aqui eu estou fazendo o que gosto e é isso que a gente leva da vida”, diz Alonso, dançando. A assistente social Margarida Ribeiro, gerente do Programa de Apoio à Pessoa Idosa da Semasc, animou o Cortejo Caipira, que percorreu as principais ruas da cidade para anunciar o Grande Forrozão da Terceira Idade, que brindou os 24 noivos e as 24 rainhas do milho escolhidas entre os 24 Grupos de Conviência. “É uma integração entre os grupos”, diz. “Estamos preservando a tradição junina e também é uma forma deles relembrarem tudo isso que eles viveram na infância”, observa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.