Semasc fecha parceria com ONG ´Médicos Sem Fronteiras´ para realizar capacitação
Consultores da ONG Médicos Sem Fronteiras vieram a Aracaju para realizar esta capacitação, que se estende até o dia 17 deste mês. De acordo com o ex-coordenador de Saúde da ONG, que atualmente é consultor da entidade, Mauro Nunes, a capacitação será realizada em quatro módulos e está sendo ministrada simultaneamente para duas turmas com cerca de 25 alunos cada uma. “O primeiro módulo tem ênfase na troca de experiências entre os profissionais e no diagnóstico dos perfis diferenciados da população em situação de rua”, revela Nunes. “Já no segundo módulo, vamos falar de saúde e instruí-los a diagnosticar as doenças mais freqüentes nessa população. No terceiro módulo, vamos discutir sobre a questão da segurança e da importância de atuarmos de forma conjunta como uma rede de proteção”, informa.
Ainda de acordo com Nunes, o quarto módulo do curso, que acontece no próximo dia 17, será reservado para a elaboração de um plano de ação para o município de Aracaju, desenvolvido pelos próprios alunos. “Na verdade, esta capacitação é uma Oficina que pretende, acima de tudo, promover uma troca de experiências ente os atores sociais que atuam de forma direta ou indiretamente com pessoas em situação de rua. Por este motivo, temos diversos profissionais aqui como educadores sociais, assistentes sociais, pedagogos e profissionais da área de saúde”, afirma Nunes.
Para a educadora social Paula Fontes, que faz parte da equipe técnica do Programa Criança Cidadã, executado pela Semasc, esta capacitação é muito significativa. “Esta capacitação iniciou com muitas dinâmicas e eu avalio isto como uma maneira de nós, educadores, trabalharmos com nossos educandos”, analisa Paula. Ana Góes de Oliveira, assistente social que atua no Centro de Atendimento Psicosocial de Aracaju (Caps Infantil), avalia como importante esta capacitação. “Foi muito importante para nós que a Semasc tenha realizado este evento, e também para os profissionais da área de saúde porque, dessa forma, aprendemos a lidar com essa clientela”, reflete Ana. “Eu estou achando esta capacitação muito importante porque, com esta essa troca de experiência, conhecemos um trabalho com uma base definida e acrescentamos esta experiência ao trabalho que realizamos aqui em Aracaju”, observa ainda Ana, que diariamente recebe crianças e adolescentes usuárias de substâncias psico-ativas encaminhadas pelo Acolher.
Para o consultor da ONG Médicos Sem Fronteiras, Anísio do Nascimento, que também ministra a capacitação, há uma boa expectativa dos participantes. “Essa troca de experiência está sendo muito importante e eu observei que há uma grande expectativa por parte do pessoal com relação às abordagens”, observa Nascimento. De mesma opinião é Nunes. “Esse primeiro contato com as turmas está sendo muito interessante. Pode-se observar que estes profissionais têm experiência, estão bem informados, além de motivados e comprometidos com a população”, avalia Nunes.
Para o educador social que atua no Programa Acolher, Marcelo Menezes, a capacitação é significativa. “Eu acredito que esta é mais um avanço nas ações de fortalecimento dos profissionais da Semasc, que só vem a somar no processo de aprimoramento do nosso trabalho”, acredita Marcelo. José Roberto Andrade, também educador social do Programa Acolher, parabeniza a Semasc nesta iniciativa. “Essa iniciativa só vai trazer bons conhecimentos para aprimorar nossos trabalhos com a população e, por isso, esta oportunidade é tão significativa”, observa Roberto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Semasc fecha parceria com ONG ´Médicos Sem Fronteiras´ para realizar capacitação – Fotos: Ascom/Semasc