Semasc e Instituto G.Barbosa abrem oportunidades para gestantes do Bolsa Família
Mas o projeto quebrou estes empecilhos, e as gestantes, que são beneficiárias do Programa Bolsa Família, já dão os primeiros passos para uma autonomia financeira, participando do curso de cabeleireiro. As aulas foram iniciadas no dia 4 deste mês e as gestantes já estão sentindo efeitos positivos em seu cotidiano. O curso vem sendo realizado no Centro de Referência de Assistência Social João Oliveira Sobral, bairro Santos Dumont, onde a maioria dessas gestantes reside, com aulas ministradas pelo instrutor Gilvan dos Santos.
O curso está dividido em quatro módulos para que as alunas tenham todas as noções teóricas e práticas. O primeiro módulo, que está sendo aplicado com as alunas no momento, oferece todas as noções sobre a rotina de um salão de beleza profissional, destacando as especificidades dos variados tipos de cabelos, de cortes e de outras técnicas, além de ensinar algumas normas básicas de relações humanas.
O segundo módulo, a ser desenvolvido posteriormente, será preenchido com a prática de corte e o terceiro módulo será mais avançado, com as aulas que permitirão acesso ao conhecimento sobre algumas doenças do couro cabeludo, sensibilização e como proceder para o tratamento. No último módulo, as alunas vão se aprofundar em tipos de cores, penteados e maquiagem.
Surpresas
As gestantes não escondem a satisfação em participar do projeto. No oitavo mês de gestação, Tâmara Maria da Silva Santos, 19, já demonstra habilidades para a profissão que pretende abraçar. “Esse curso é uma maravilha. Estou me interessando muito porque estou pensando no meu futuro e sonho em ter uma autonomia financeira”, comenta. “Sempre tinha vontade, mas nunca pude fazer esse curso e agora estou tendo esta oportunidade”, confessa Tâmara, que já está prestes a ter seu segundo filho. “Mesmo quando meu filho nascer, eu venho para cá porque o Projeto incentiva tanto a gente que podemos continuar no curso depois de ter o filho e eu não vou perder essa oportunidade”, diz ela.
Ana Paula Santos, 31, está grávida de seis meses e é outra aluna exemplar que encantou o professor pela sua vontade de aprender, apesar de não saber ler. “Nas aulas teóricas, como eu não sei ler, eu decoro e consigo entender tudo. Isso é uma barreira, mas eu tenho vontade de aprender. Eu sonho em trabalhar na minha casa e ganhar o meu dinheiro”, confessa Ana.
Realizar um sonho de uma profissão e de uma independência financeira é a meta dessas gestantes. “Antes eu não me imaginava fazendo isso e agora já faço, o que é uma oportunidade muito feliz para todas nós que sempre sonhamos com uma profissão”, observa. “O curso ajuda muito a gente porque nós aprendemos numa fase muito delicada, que é a gravidez, mas aqui a gente se sente útil e aumenta nossa auto-estima e a gente fica até mais bonita”, diz Elissandra Santos de Araújo, 30, grávida de dois meses.
Rosenildes Oliveira dos Santos, 25, é outra gestante que está participando do curso e não mede elogios a esse trabalho realizado pela Semasc e pelo Instituto G. Barbosa. “Nós estamos tendo a oportunidade de mostrar nosso talento. Além disso, ocupamos a mente aqui e aprendemos uma profissão. Eu pretendo investir nessa profissão. Não é fácil, mas tenho vontade e estou aprendendo graças a esse trabalho do Projeto”, afirma.
Para o instrutor Gilvan dos Santos, o curso oferece todos os detalhes para as futuras profissionais. “Elas terão a oportunidade aqui de aprender todas as técnicas e eu já estou percebendo que o curso já está proveitoso porque muitas delas aproveitam as aulas e já estão mostrando seus talentos durante as aulas práticas”, comenta. “Eu confesso que me surpreendi com algumas delas”, observa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Semasc e Instituto G.Barbosa abrem oportunidades para gestantes do Bolsa Família – Fotos: Ascom/Semasc