Semasc desenvolve ações de cidadania com adolescentes atendidos em programa social
Os adolescentes são atendidos nos Centros de Referência da Assistencial Social distribuídos em diversos bairros da capital sergipana, onde são desenvolvidas as atividades do Programa, através das oficinas sócio-educativas e musicais, criadas com o intuito de estimular o conhecimento desses adolescentes para que eles sejam agentes multiplicadores de informação junto à comunidade na perspectiva de proporcionar a integração social.
Nas oficinas sócio-educativas, os adolescentes discutem assuntos relacionados à cidadania, meio ambiente, saúde, sexualidade, preconceito, entre outros temas transversais necessários para o conhecimento diário. Também são disponibilizadas oficinas educativas, voltadas para a musicalidade, teatro, mosaico, dança, estilização, desenho e escultura, cujas aulas são ministradas nos Centros de Referência da Assistência Social.
Os adolescentes são atendidos nos Centros de Referência da Assistência Social instalados nos bairros Santa Maria, Farolândia, Coroa do Meio, Santos Dumont, Lamarão, Bugio, Coqueiral e Alto da Jaqueira. Em sala de aula, os adolescentes demonstraram o reconhecimento e a valorização das ações desenvolvidas no Programa. Thairiny Santos Soares, 15, está há cinco meses no Programa e participa da Oficina de Flauta. “Aqui eu adquiro muita experiência e conhecimento. Além disso, a turma é ótima. Adoro a Oficina de Flauta e também passar as informações que aprendo aqui para a comunidade”, revela.
Adriano Santos Oliveira, 16, só está há três meses no Programa e pode contar que já houve mudanças significativas em sua vida. “Eu amadureci muito durante esse pouco tempo”, revela. “Aqui eu tive a idéia e fui incentivada a participar da Presidência do Grêmio do Colégio onde estudo e isso foi muito bom porque estou com mais responsabilidade. Sou outra pessoa agora, tenho mais conhecimento e interesse pelas coisas”, afirma.
O arte-educador Ítalo Wagner Santos, que orienta os adolescentes na Oficina de Flauta, destaca a importância desse trabalho. “Aqui trabalhamos em grupo e a flauta ensina justamente isso: a importância do trabalho em conjunto e a paciência com o outro. Eles estão muito empenhados e, para melhor esse resultado, eles fazem uma avaliação quinzenal de tudo que foi feito no Programa através de uma redação”, revela. “E é muito bom porque, através da redação, eles expressam melhor as mudanças e atitudes que foram tomadas por eles”, observa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Semasc desenvolve ações de cidadania com adolescentes atendidos em programa social – Foto: Ascom/Semasc