Semarh viabiliza curso de Pós-Graduação de Recursos Hídricos
O Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, com carga horária de 420 horas será ofertado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para 34 especialistas que atuam nos mais diversos setores, especialmente no Sistema Estadual de Gestão de Recursos Hídricos. A aula inaugural, ministrada pelo secretário Genival Nunes, acontecerá no dia 1º de dezembro, a partir das 15h, no prédio Didática II, da UFS.
Para o secretário, a Semarh proporciona o curso de Pós-Graduação junto a UFS preocupada com a formação de quadros profissionalizados na área de recursos hídricos e na gestão do sistema, e consciente da importância da capacitação de técnicos para a gestão integrada dos recursos hídricos e ambiental. Revelando que a Semarh procurou, no âmbito estadual, a parceria de uma instituição que combinasse suporte legal (Resolução nº 06/85 que regulamenta o Programa de Pós- Graduação), tecnológico, pedagógico e de infra-estrutura física capaz de atender aos objetivos propostos.
Outro curso
Em 2007 e 2008, a UFS em parceria com a Semarh/SRH-SE e a Universidade de São Paulo (USP), por meio de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ofertou um Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Recursos Hídricos voltado para profissionais das mais diversas áreas e para os integrantes dos comitês de bacias hidrográficas. O curso capacitou cerca de 33 técnicos.
“É nesse atual contexto, no qual se encontram frequentemente formas materiais e abstratas de tradicionalismo e modernidade, projetando novos conteúdos, formas e coalizões que visam o melhoramento político, institucional, mas, sobretudo social, respeitando as especificidades sociais e culturais que devem ser levados em consideração à estruturação e consolidação dos programas e cursos de formação”, afirmou o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha.
O superintendente ressaltou ainda, que o curso está em consonância com o Plano de Capacitação e Treinamento em Gestão de Recursos Hídricos. “Nesse sentido, acredita-se que o cânone democrático só se amplia com a democracia participativa e é por tais razões que se justifica a presente proposta de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, em consonância com o Plano de Capacitação e Treinamento em Gestão de Recursos Hídricos, com a abrangência do Sistema Estadual de Gestão de Recursos Hídricos”, enfatizou Ailton.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]