Semarh sistematiza propostas para as Conferências Regionais
Na manhã dessa quarta-feira, 10, a Comissão Organizacional Estadual (COE/SE) se reuniu na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) a fim de sistematizar as propostas feitas durante a realização das Conferências Municipais de Meio Ambiente – Resíduos Sólido, promovidas nos 75 municípios sergipanos. Elas serão apresentadas nas Conferências Regionais.
De acordo com a superintendente de Qualidade Ambiental da Semarh, Fátima Maynard, foram apresentadas um total de 1500 propostas a partir das discussões que norteiam a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), discorridas em quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda, e Educação Ambiental.
“Essa sistematização está sendo executada pelos técnicos da Semarh juntamente com a COE, em que todos irão ler e avaliar todas as propostas que foram construídas pelos municípios durante as Conferências Municipais. Outro ponto importante é que a partir dessa sistematização vai ser consolidado um caderno orientador de proposta, ferramenta esta utilizada pelos delegados que irão participar das Conferências Regionais, quando serão elencadas cinco propostas de cada eixo, totalizando assim 20 propostas”, explicou Fátima.
Ainda segundo a superintendente esse momento é de grande valia uma vez que todos os envolvidos terão uma prática interdisciplinar. “Na verdade essa sistematização se resume a um momento de integração entre as instituições de governo, sociedade civil, participando, assim, efetivamente no processo de preparação das Conferências Regionais que irão acontecer nos meses de Julho a Agosto”, afirmou, destacando que as Conferências Regionais estão previstas para ocorrer nos dias 30 de Julho no município de Ribeirópolis; 31 de Julho na cidade de Boquim; 1 de Agosto no município de Propriá e 2 de Agosto na cidade de Laranjeiras.
Sistematização
Referente às propostas feitas pelos municípios sergipanos, durante a manhã de hoje, a coordenadora executiva das conferências de Meio Ambiente em Sergipe, Vera Cardoso, juntamente com COE (Care, Fetase. BNB, Associação de Catadores, CONDEN), avaliaram as propostas mediante ao eixo temático III (Geração de Emprego e Renda). Houve também a sistematização do eixo I (Produção e Consumo Sustentável), sob a coordenação da técnica ambiental, Valdinete Paes, responsável pelos consórcios de resíduos sólidos do Agreste e da Grande Aracaju e membros da COE (IFS, Seidis, DNOCS e Sedurb).
Conforme Vera Cardoso no eixo temático “Geração de Emprego e Renda” foram apresentadas muitas propostas. “Essas propostas se deram a partir da criação de cooperativas, cadastros dos catadores, organização das cooperativas e associações, implantação de ponto de coleta seletiva pelos municípios e a criação de um espaço de reciclagem e separação nos municípios”, apontou.
Já no dia de ontem, 9, aconteceu também a sistematização do eixo II com o tema “Redução dos Impactos Ambientais”, durante reunião na Embrapa, e do eixo IV com o tema “Educação Ambiental”, realizada na Semarh. De acordo com técnica ambiental da Semarh, Ismeralda Barreto, encarregada em sistematizar o eixo II, uma das propostas mais destacadas em seu segmento foi à coleta seletiva.
“Essa coleta seletiva está destrinchada tanto na coleta diferenciada relacionada aos resíduos da logística reserva (pilha, baterias, pneus, eletroeletrônicos), em que temos que ter cuidado diante dessa coleta. Durante esse processo percebemos ainda que a COE ficou bastante feliz com essa sistematização percebendo assim o empenho de cada município”, afirmou.
Já as técnicas ambientais da Semarh, Talita Oliveira e Tânia Ribeiro ficaram responsáveis em sistematizar o eixo IV juntamente com a COE (Mopec, Pronese, Unit, Casa Civil, Ibama e Seed). De acordo com Talita, as propostas mais destacadas diante do segmento Educação Ambiental foram: a questão de pontos de coleta, legislação, programas, projetos e campanhas, recuperação de áreas degradadas, redes, compostagem e hortas orgânicas, sacolas retornáveis, e a criação de cooperativas e associações, entre outras.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh sistematiza propostas para as Conferências Regionais – Foto: Ascom/Semarh