[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma das metas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) ao longo de sua gestão é fazer com que a sociedade sergipana tenha um contato maior com o meio ambiente, proporcionando para todos uma real interação em favor do homem à natureza. A partir dessa visão, alunos da Escola Municipal Cecílio Eugênio Alves, participaram durante a manhã de hoje, 22, de uma trilha ecológica na cidade de Macambira, a fim de conhecer as potencialidades existentes no município.

A trilha, que foi conduzida pelo engenheiro florestal da Semarh Carlos Miranda, teve uma extensão de 900 metros, iniciando em uma propriedade particular do município de Macambira e tendo como término a cachoeira de São Francisco, conhecida popularmente como a cachoeira da Serra da Miaba, famosa pela sua exuberância em termos de potencialidades naturais.

De acordo com Carlos Miranda, durante a realização da trilha os alunos conheceram alguns pontos que tiveram como objetivo despertar nos estudantes uma nova visão a respeito da preservação e conservação do meio ambiente. “Na execução dessa trilha houve uma parada, oportunidade que os alunos perceberam a existência de um grande impacto ambiental proporcionada a partir de construções e resíduos sólidos, uma vez que  a área é usada frequentemente por pessoas para a prática do lazer “, disse.

Outro ponto que marcou os estudantes em questão das belezas cênicas existente no local se deu a partir do último ponto, onde todos conheceram a cachoeira da Serra da Miaba. “Nesse ponto os estudantes perceberam uma expressiva vegetação de transição da Mata Atlântica e da Caatinga, sem contar a exuberância da própria cachoeira”, comentou Carlos Miranda.
Quem aproveitou bastante a trilha foi a aluna Juliana Alves. Disse que não é a primeira vez que participa de uma atividade como essa. “Além de ter um contato com a natureza, percebi que Macambira, mesmo sendo um município pequeno, é rica em diversidade natural”, citou, dizendo ainda que valeu a pena participar da aventura.

Conscientização

A atividade que fez parte do processo da I Conferência Municipal do Meio Ambiente, já realizada no município de Macambira, teve como finalidade sensibilizar e despertar a consciência ambiental na população local. “Essa trilha faz parte do Projeto Trilhas Ecológicas: Descobrindo as Potencialidades Turísticas nos Municípios Sergipanos. Ela, além de envolver a comunidade escolar e a população com as causas ambientais, propõe ainda atividades de educação ambiental visando a preservação, proteção, conservação e valorização do patrimônio natural”, apontou a técnica ambiental, Talita de Oliveira, finalizando que a mesma dará subsídios aos debates referentes  IV Conferência Nacional do Meio Ambiente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.