[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Vamos plantar, vamos preservar”. Foi o que afirmou o secretario do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, durante a realização do plantio para recuperação e preservação de nascentes e matas ciliares das sub-bacias do rio Poxim, Siriri-Vivo e Cajueiro-dos-Veados, no povoado Cajueiros, em Areia Branca, na manhã desta segunda-feira, 20. A ação, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), representa mais uma etapa do projeto Preservando Nascentes e Municípios, no qual o Governo do Estado investe cerca de R$ 2 milhões na preservação e garantia da vida das nascentes de Sergipe.

“O ato de está plantando com a comunidade é algo sem palavras. O que mais me alegra é vê crianças fazendo aquilo que os seus antepassados não executaram, que é o plantio. Creio que serão essas crianças que darão a continuidade desse trabalho. Acredito que muitos do que estão aqui, estão vivendo uma nova história em suas vidas”, declarou Genival Nunes.

A realização do plantio aconteceu na propriedade de Clodoaldo de Oliveira, morador do povoado Cajueiro, que recebeu os parabéns do secretário pela iniciativa de ceder parte de suas terras para o plantio de espécies da Mata Atlântica, com o propósito de recuperar as nascentes.

“Proteger a natureza é um dever de todos, e me sinto satisfeito em está fazendo essa iniciativa que irá trazer benefícios não só para mim, como para a comunidade local”, afirmou Clodoaldo de Oliveira.

Foram plantadas cerca de 340 mudas de Mata Atlântica das espécies de pau-pombo, ingá, jenipapo, biriba, jatobá, falso-ingá, aroeira, sucupira, pau Brasil, saboneteira, mulugu , cajueiro e tamboril. Elas foram plantadas pelos alunos da Escola Municipal José Romão do Nascimento e Escola Municipal Felix Madureira.

Para a aluna Alana Santos, da Escola Felix Madureira, a atividade realizada foi extremamente importante para a sua formação ambiental. “Fico feliz em estar participando do plantio, pois hoje aprendemos novas maneiras de plantar, sem contar que estamos preservando a natureza da maneira certa”, disse.

Programa

O “Preservando Nascentes e Municípios” contempla ações de restauração florestal, com plantio de mudas de espécies nativas em áreas de preservação permanente; desenvolvimento de atividades de comunicação social e educação ambiental; produção de material educativo e instalação de estações hidrometeorológicas, com o monitoramento da qualidade da água.

O projeto é coordenado pela Superintendência de Biodiversidade Florestal e Áreas Protegidas (SBF) da Semarh, em regime de parceria com a Sociedade Semear e a Universidade Federal de Sergipe, através dos Departamentos de Ciências Florestais, Engenharia Agronômica e Química, em áreas dos municípios de Areia Branca, Itaporanga D’ Ajuda, São Cristóvão, Malhador, Siriri e Nossa Senhora das Dores, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Funerh).

Contribuição

Para o Engenheiro Florestal e técnico do projeto, Alexandro Guimarães de Aragão, um dos objetivos da atividade é recuperar os cursos d’águas do rio Poxim, além de restabelecer o ecossistema trazendo melhorias da qualidade de água para a população.  “O Preservando Nascentes é de suma importância, pois leva a interação da comunidade com o projeto. Acredito que a população local verá que o projeto não é somente algo técnico e sim de ação social com a comunidade”, frisou.

“Participar de um evento como esse, realizando o plantio com a população local, significa ampliar a oferta de água para a comunidade. Hoje estamos celebrando a vida, pois água é vida, e creio que essas crianças e os proprietários dessas terras terão uma nova visão e consciência com relação a preservação dos recursos naturais”, afirmou o diretor presidente da Sociedade Semear,  Carlos Britto Aragão.

“Antes a população não tinha a consciência de preservação, e hoje, com a iniciativa do projeto Preservando Nascentes, a comunidade mudou esse quadro. E não adianta fazer só o plantio hoje temos que dá continuidade promovendo uma melhor qualidade de vida para todos”, disse o vice-prefeito do município de Areia Branca, Paulo de Tarso.

Presentes

Estiveram presentes no plantio técnicos da Semarh, Brigadista do Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco e do Parque Nacional da Serra de Itabaiana, o vice prefeito, Paulo de Tarso; a secretaria de Educação do município de Areia Branca, Josineide de Oliveira; o diretor presidente da Sociedade  Semear, Carlos Britto; alunos da Escola Municipal José Romão do Nascimento, Escola Municipal Felix Madureira, proprietários de terras, e técnicos da Universidade Federal de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.