[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi encerrada na manhã desta quarta-feira, 15, a oficina sobre o Programa Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O evento – que teve como objetivo a consolidação do diagnóstico da rede de monitoramento da qualidade da água – aconteceu no auditório da Unidade Técnica de Administração do Projeto Águas de Sergipe (Uapas), na sede da Semarh da Av. Gonçalo Prado Rollemberg.

Na oportunidade, a técnica da Agência Nacional de Águas (ANA), Ana Paula Generiano, falou sobre o Programa Nacional de Qualidade das Águas (PNQA) e apresentou a proposta inicial de arranjo da rede nacional de monitoramento da qualidade das águas. Além disso, Ana Paula apresentou a metodologia desenvolvida e utilizada para localização das estações de monitoramento da rede.

Em seguida,  representantes da empresa de consultoria Cobrape – contratada pela ANA para fazer o diagnóstico da localização das estações de monitoramente da rede nacional – apresentaram a automação utilizada para o desenvolvimento da rede para todo o país e o Estado de Sergipe. Os representantes fixaram três pontos para coleta de amostra de água para saber a sua qualidade, que classificaram de pontos estratégicos, de impacto e de referência.

Os trabalhos foram coordenados pela coordenadora de Outorga e Vistoria da Semarh, Renilda Gomes de Souza. Segundo ela, uma nova reunião acontecerá com técnicos da Semarh, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e da Companhia Saneamento de Sergipe (Deso) para discussão do que foi proposto para Sergipe. “Para isso, será criado um grupo de trabalho para fazer uma análise crítica dos locais propostos pela ANA para monitoramento da qualidade da água e os que já existem em Sergipe”, afirmou Renilda Gomes. 

Participantes

Participaram da oficina sobre o Programa Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas técnicos da ANA, Semarh, Adema, Deso, e dos núcleos municipal e estadual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.