Semarh realiza ato no Dia da Árvore
Nessa quarta-feira, 21, Dia Nacional da Árvore, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promoveu simbolicamente um grande abraço à vida, à beleza, à esperança e ao futuro. Fez isso cercada de alunos de uma das mais importantes e históricas escolas públicas de Sergipe, o Colégio Atheneu Sergipense, que às 9h30 abraçaram simbolicamente algumas árvores centenárias daquela instituição de ensino.
Logo após o abraço simbólico as árvores plantadas na frente do colégio, o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, alunos e técnicos da Semarh realizaram o plantio de mudas da espécie Caesalpinea Echinata, mais conhecida como o pau-brasil. Depois de falar sobre a importância de uma árvore, o secretário disse que nos dias de hoje um plantio tem um significado enorme. “É mais do que um ato romântico, por isso quero agradecer pela sensibilidade de todos vocês por comemorarem o dia da árvore”, afirmou o secretário, que foi aluno do Atheneu.
“O Brasil possui a mais importante floresta e a maior biodiversidade de fauna. Nosso dever, no entanto, não é apenas proteger a Amazônia ou outras reservas florestais, o nosso dever é o de proteger também o verde que nos cerca em nosso bairro, em nossa casa, em nossa cidade. A Semarh propõe a que todos, nesse dia de vida e beleza, abrace física e simbolicamente uma árvore como um manifesto do nosso amor e do nosso reconhecimento quanto a importância que tem a árvore para a nossa sobrevivência e a dos nossos filhos”, afirmou o secretário.
Já o diretor do colégio, Genaldo Freitas Limas, destacou que datas como essa são fundamentais para despertar nos alunos o verdadeiro sentimento de preservação a natureza. “Incutir na cabeça dos estudantes a importância do meio ambiente, mostra que devemos nos conscientizar com as questões ambientais. A nossa satisfação está no fato dos órgãos públicos, como a Semarh, estarem atentos para a preservação do meio ambiente”, frisou.
Para os alunos do 1º ano, Juliana Ferreira Santos e Natanael Feitosa, o ato de plantar uma árvore representa em suas vidas um gesto valoroso. “Enquanto muitos derrubam árvores, hoje estamos aqui plantando, preservando assim o meio ambiente”, comemora os alunos.
“No dia de hoje estamos preservando o meio ambiente, cuidando do que é nosso. Creio que as árvores mesmo não podendo demonstrar, sentem que estão morrendo. Com esse ato, estamos fazendo a diferença”, ressalva a aluna Thaynara Perreira, 15 anos, que também estuda no 1º ano.
Dados
O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a sua comemoração ocorre no dia 22 de abril, uma homenagem a J. Morton, morador que incentivou o plantio de árvores. No Brasil, continuamos a seguir tradição herdada de índios, que sempre cultivaram rituais que manifestam respeito, valorização e reconhecimento da importância da floresta, da árvore para a vida, véspera da primavera.
Símbolo da natureza, as árvores também servem, para além de seus aspectos físico-quimícos, para marcar a identidade cultural de um povo. No Brasil, cada região tem sua árvore símbolo. A região Norte é a castanheira, a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária. Sergipe, a nossa Mangabeira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh realiza ato no Dia da Árvore – Fotos: Igor Andrade( Ascom/Semarh)