Semarh promove encontro de brigadistas
O I Encontro de Brigadistas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais acontece nesta sexta-feira, às 8h, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise). O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), reunirá integrantes das brigadas do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Junco, em Capela; do Monumento Natural Grota do Angico, em Poço Redondo e Canindé de São Francisco; e do Parque Nacional Serra de Itabaiana.
O principal objetivo do encontro é fortalecer a interação entre as brigadas, viabilizando a aproximação com os órgãos responsáveis pela gestão ambiental no estado: Semarh, Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Também será uma oportunidade para a troca de experiências e aprimoramento de conhecimentos.
As Brigadas
O estado de Sergipe conta com três brigadas. A mais antiga, do Parque Nacional Serra de Itabaiana, sob administração do ICMBio, e duas criadas mais recentemente – a do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco e a do Monumento Natural Grota do Angico – criadas pela Semarh nos dois últimos anos com o apoio do Ibama/Prevfogo e atuando em regime de voluntariado.
A Brigada de prevenção e combate a incêndios florestais é um componente fundamental na gestão de algumas unidades de conservação com histórico de incêndios florestais. Sua atuação não está limitada ao combate a incêndios, mas abrange ações preventivas, a fim de minimizar os riscos de ocorrências de incêndios, como a construção e manutenção de aceiros, operação de sistemas de vigilância e detecção, estabelecimento de calendários de queima com os produtores rurais e ações de educação ambiental com as comunidades locais.
Durante o evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, entregará os certificados das brigadas do RVS Mata do Junco e do Monumento Natural (Mona) Grota do Angico, resultado da capacitação promovida pela Semarh, em parceria com a Superintendência do Ibama em Sergipe, a Coordenação Regional do Prevfogo e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.