Semarh participa de Feira da Ciência no Shopping Jardins
O Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh) é vitrine durante a realização da Feira de Exposição Científica que ocorre no Shopping Jardins. A atração do estande da Semarh, presente na exposição junto a demais expositores de órgãos do Estado, está no avanço tecnológico. O Centro de Meteorologia expõe ao público desde antigos equipamentos utilizados para a formatação do Boletim Meteorológico da Previsão do Tempo e Clima, até equipamentos utilizados atualmente , a exemplo das Plataformas de Coletas de Dados, de comunicação via satélite.
O técnico operacional da Petrobras, José Vicente Matos, parou para apreciar o estande. Segundo ele, é muito interessante conhecer o cenário de transmissão de equipamentos utilizados para auxiliar a previsão do tempo e os demais serviços oferecidos através do Centro de Meteorologia. “Orientar o produtor sobre quando vai chover é algo espetacular. Toda a população é avisada sobre o clima por esse trabalho. Isso é muito bom”, declarou José Vicente, admirando-se pelo alcance dos serviços ofertados pela meteorologia.
“Quero ver como está o tempo para este final de semana na minha cidade, arauá”, disse o estudante Júnior Ávila, de 16 anos, ao olhar imagens transmitidas em tempo real, via satélite e reprojetado para o site da Semarh, a qual estão sendo exibidas em ampla tela de LCD instalada no estande da secretaria. O aluno contou com a orientação do meteorologista da Semarh, Overland Amaral. Segundo Overland, o estado de Sergipe está entre os estados mais bem amparados em obtenção de redes de estação meteorológica.
“Atualmente trabalhamos auxiliados por 18 telepluviômetros (aparelhos para formatação do tempo e clima), que estão distribuídos entre os 75 municípios do Estado. A perspectiva é que mais 35 sejam instalados, formando o total de 53 estações de Coleta de Dados”, explica o meteorologista, destacando que, há ainda mais duas estações meteorológicas automáticas a serem instaladas e que serão implantadas na região Norte do Estado, próximo ao São Francisco.
Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a participação da Semarh na Feira de Exposição Científica é importante por divulgar para a população como é feita a previsão do tempo e clima para todo o Estado, “tão importante por prevenir catástrofes e auxiliar agricultores na hora do plantio”.
A Feira da Ciência é uma promoção da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Os estandes permanecerão montados no Shopping Jardins até o sábado, 22.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh participa de Feira da Ciência no Shopping Jardins – Fotos: Ascom/ Semarh