[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã de hoje, 18, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participaram, juntamente com alunos do Colégio Estadual Professor Raimundo Mendonça e da Escola Municipal Antônio Carlos Valadares, localizados no município de Indiaroba, da realização de trilha ecológica referente a  segunda etapa do Projeto Juventude Pró-Natureza-, a qual tem  por objetivo a revitalização do rio Paripe.

De acordo com o coordenador da Área de Preservação Ambiental Litoral Sul de Sergipe (APA SUL), Paulo Cesar Umbelino, o projeto nasce do compromisso das gestões estadual e municipal de Indiaroba em pensar o desenvolvimento sustentável do estado de Sergipe por meio de ações intersetoriais, transversais e participativas.

“Há constatação por parte da Apa Sul da urgência em realizar ações efetivas em Indiaroba para preservar seu patrimônio ecológico ameaçado”, disse Paulo Cesar, citando ainda a preocupação da Coordenadoria Especial da Juventude (Cejuv) com o tema juntamente com a prefeitura local em sensibilizar a juventude para enfrentar esse desafio.

Uma aula no meio da floresta

Dispostos a se aventurar em uma floresta estacional semidecidual, (vegetação que pertence ao bioma da Mata Atlântica) todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e presenciar as fases reprodutivas de uma espécie bastante encontrada na Reserva Mata do Gil, a bananeira brava.

Vendo a animação dos estudantes em conhecer cada espécie da mata, de forma dinâmica e interativa, o biólogo da Semarh, Paulo César, aproveitou para ensinar aos alunos sobre o processo de reprodução das plantas, a importância da cadeia alimentar, o processo da fotossíntese e a necessidade de conversar e preservar o meio ambiente para as futuras gerações.

“Os alunos ao participarem de uma trilha ecológica, todos, terão um conhecimento maior sobre a natureza e sua interação com os organismos vivos, sejam estes pertencentes da fauna, flora ou microorganismos. Além disso, eles tiveram a chance de visualizar espécies até então não vistas no seu dia a dia, proporcionado assim outro olhar em função de preservar o meio ambiente”, disse Paulo.

Amante do meio ambiente, a estudante Erineldes Nascimento Santos, 18 anos, que estuda no Colégio Estadual Professor Raimundo Mendonça de Araújo, revelou que uma das maiores vontades de sua vida era participar de uma trilha ecológica. “Sempre quis ter um contanto maior com as plantas e animais, tendo assim uma interação com o meio ambiente”, revelou.

A trilha que teve uma extensão de 3 km finalizou na cachoeira do Rio Real, o qual divide os Estados de Sergipe e Bahia. Lá, os jovens aventureiros apreciaram as belezas encontradas na redondeza como também puderam ouvir de perto os sons emitidos pela ‘mãe natureza’.

Os diretores do Departamento de Meio Ambiente de Indiaroba, Diego Brasil, e do Departamento de Juventude de Indiaroba, Wagner Amarinho também deras sua contribuição para a realização da trilha. “Essa trilha foi importante, pois somos o futuro de nossa cidade. Todos os participantes, além de terem um maior contato com o meio ambiente, se identificaram muito com o projeto”, afirmou Wagner Amarinho.

Para Diego Brasil, a trilha, além de trazer os alunos para a natureza, possibilitou ser trabalhado o contexto da educação ambiental. “Durante essa trilha os estudantes tiveram a noção que sem a natureza não poderemos ter uma qualidade de vida sustentável”, finalizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.