Semarh participa da oficina sobre a formulação da Política Florestal
Com o objetivo de discutir a formulação da Política Florestal Estadual e a formatação do Programa Estadual de Floresta com o intuito de proporcionar a continuidade das ações de fortalecimento institucional da Gestão Florestal de Sergipe, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, por meio da Superintendência de Biodiversidade e Florestas (Semarh/SBF), participaram na manhã desta, 8, da oficina de Elaboração da Política Florestal de Sergipe e do Programa Estadual de Florestas. O evento aconteceu na Sociedade Semear.
A oficina tem como objetivo fazer a elaboração de mais uma etapa do processo dos instrumentos técnicos e legais relativos à gestão florestal, descentralizada pela Lei Federal nº 11.284/2006, em que determina o compartilhamento da gestão florestal com os Estados da Federação.
As atividades estão sendo ministradas pelo professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), José de Arimatéa Silva, que na manhã de hoje buscou mostrar para os técnicos os problemas relacionados sobre a questão florestal de Sergipe, em que o mesmo pontua que a finalidade do Programa Estadual de Floresta é fazer com que o Estado de Sergipe tenha a sua política delineada e que possa estrategicamente saber quais são as áreas que devem ser atuadas para poder então reverter os problemas florestais no em seu curto médio e longo prazo.
“Espera-se que no final do dia possamos identificar os principais problemas florestais daqui de Sergipe e, consequentemente, trazer soluções para o mesmo”, afirmou o professor.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, lembra que Sergipe é o primeiro estado do Norte e Nordeste a delinear sua política florestal. “Nesse sentido, um conjunto de ações vem sendo implementado pela secretaria, a que conta a assessoria técnica da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Fundação Araripe e apoio do Ministério do Meio Ambiente”.
Já para a bióloga da Adema, Valdelice Leite, a oficina é de grande importância, pois além de receber as devidas informações sobre a elaboração da Política Florestal, poderá também ajudar na diminuição dos problemas florestais gerados no Estado. “Além de participar da oficina sobre a Política Florestal Estadual, podemos levantar os problemas de nossas matas e buscar alternativas para solucioná-los através das políticas públicas”, frisou.
“Na quinta-feira iremos apresentar ao secretário a proposta do programa para que no próximo ano possamos incorporar o mesmo em nosso planejamento anual”, disse a superintendente da Biodiversidade e Florestal da Semarh, Valdineide Santana.
Presenças
Estiveram presentes na oficina técnicos da Semarh, Adema, Fundação Araripe, Emdagro, UFS, MST, Incra, Codise, Petrobras, Seplan e o Movimento Catadoras de Mangaba.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh participa da oficina sobre a formulação da Política Florestal – Fotos: Ascom/Semarh