[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Fábio Leornardo Aragão, 25 anos, morador do município de Graccho Cardoso, é inquestionavelmente um ser especial.  Amante e defensor do meio ambiente, suas qualidades foram recentemente conhecidas pelo governador Marcelo Déda, que ao ler seus escritos o convidou a conhecer áreas e unidades conservação criadas pelo Governo e  administradas  pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(Semarh).

O convite foi imediatamente aceito pelo jovem ambientalista, que possui necessidades especiais. A agenda de visitas começou a ser cumprida esta na última terça-feira, 2,  Logo que chegou à capital, Fábio foi recebido pelo secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, que determinou que a equipe da Semarh levasse o jovem até a Área de Proteção Ambiental (Apa) Morro do Urubu, localizado no Parque Gonçalo Rollemberg Leite, localizada na zona norte de Aracaju.

Após conhecer os animais terrestres e diferentes tipos de aves, o mundo aquático não poderia ficar de fora do cenário da biodiversidade da natureza. Pensando nisso, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria o levou para o Oceanário de Aracaju, administrado pelo projeto Tamar. Para maior admiração do jovem ambientalista, eles chegaram na hora da alimentação dos peixes, e esse momento deixou Fábio muito emocionado.

“Vejo o quanto é importante cuidar da natureza, dos seus biomas e ecossistemas. A vida desses animais e a nossa estão em risco se não nos apressarmos para cuidar do meio ambiente e, em especial, das nossas florestas”, comentou o jovem Fábio Leonardo.

Interesse

Segundo ele, a sua relação com o meio ambiente começou há mais de dois anos, com a demanda sempre crescente das emissoras de TV e Rádio que estavam sempre noticiando sobre as freqüentes mudanças climáticas do planeta. Sem saber ler e escrever, o guerreiro ambientalista ouvia as notícias e se posicionava cada vez mais buscando um mundo melhor para ele e para todo o mundo.

Tudo o que Fábio quer deixar por escrito é registrado por amigos e parentes. “Minhas limitações não impedem a minha vontade de querer um mundo mais verde. É com minha vontade e dedicação que peço a todos que colaborem. Não é apenas um que vai transformar o mundo, somos todos juntos que vamos salvar o planeta”.

Essa é uma frase-apelo, citada por Fábio em um dos seus escritos, estrategicamente enviado como ‘mensagem de natal’ para amigos de sua cidade. Também foi esta a mensagem lida pelo governador do Estado ao visitar Graccho Cardoso na última quinta-feira, 25, quando inaugurava obras no município.

Mata do Junco

Junto ao secretário da Semarh, Genival Nunes, Fábio conheceu já na quarta-feira, 3, o refúgio de Vida Sivestre Mata do Junco, localizado no município de Capela.Maravilhado com a exuberância da mata, local onde é encontrado o macaco Guigó, espécie endêmica e presente na lista de animais em extinção, Fábio revelou um sonho. “Quero batalhar para que o município de Graccho Cardoso tenha algo assim. Ou um parque ecológico ou uma área de preservação, o que der. È muito gostoso sentir o ar fresco da mata e poder ouvir o som dos animais. Esse prazer deve existir no futuro, por isso é importante preservar”, confessou.

O sonho do jovem ambientalista é mesmo um sonho especial e pode vir a se tornar realidade. De acordo com a indicação da superintendente de Biodiversidade e Florestas, Valdineide Santana, que acompanhou também o jovem durante a visita, a prefeitura e a população de Graccho Cardoso podem apontar um local para criação de uma área de preservação e, conseqüentemente, os técnicos da Semarh irão fazer as avaliações técnicas do espaço para sentir a possibilidade e condições legais para esse fim.

 “Se o município tiver uma área adequada, que atenda às características necessárias para criação de uma área de preservação ambiental, o sonho de Fábio poderá ser uma realidade dentro de alguns anos”, explica.

Pesquisa

Na Mata do Junco, Fábio Leonardo presenciou a realização de uma pesquisa  que está sendo desenvolvida por uma equipe multidisciplinar de doutores e mestres das Universidades Federais de Minas Gerais e Sergipe(UFS).

“Foram dois dias inesquecíveis para mim. É muito bonito o trabalho que a Secretaria está realizando para o bem do homem e da natureza. Quero muito que Déda saiba que fiquei feliz pelo convite. Agora é que não vou mesmo parar de exercer meu dom.. Gosto de ajudar a cuidar da natureza”, acrescentou o jovem de Graccho Cardoso.

Além de receber um kit ambiental, Fábio ganhará  também um CD contendo todas as fotos que registram a sua passagem pelo cenário ambiental do Estado de Sergipe e que marcam a sua trajetória enquanto defensor das questões ambientais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.