Semarh encerra Semana do Meio Ambiente com apresentação de Atlas Digital
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) encerrou nesta sexta-feira, 10, a programação da Semana do Meio Ambiente com a apresentação do Atlas Digital dos Recursos Hídricos de Sergipe.
Durante a solenidade,o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes Silva, destacou que o Atlas Digital é resultado de quatro anos trabalho de campo, realizado pela equipe técnica da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH/Semarh). “Tenho orgulho em participar de um governo que tenha lançado um instrumento como o Atlas Digital, produto de extremo valor para a área de Recursos Hídricos de Sergipe e para grupos de pesquisa, acadêmicos e técnicos. O Atlas traz mapas, localizações, outorgas, cadastro de usuários, monitoramento, localização de infraestrutura urbana, uso e ocupação do solo, entre outras amplitudes de informações”, disse .
O diretor do Departamento de Administração e Controle dos Recursos Hídricos da Semarh, João Carlos Rocha, apresentou as alterações feitas no Altas Digital, que teve a sua versão inicial, lançada em 2004, totalmente atualizada para o ano de 2011. Ele apresentou todos os temas digitalizados, com base em imagens de recentes Spot (resoluções 5 x 5 metros) adquiridas pelo Governo de Sergipe, e convertidos no Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, o Sirgas.
João Carlos os benefícios trazidos pelo Atlas Digital. “A sua utilização vai apoiar a gestão eficiente dos recursos hídricos; a implantação da outorga, enquadramento dos corpos d’ água, planos de recursos hídricos, cadastro de usuários, fiscalização e monitoramento dos recursos hídricos em Sergipe; a tomada de decisão em eventos hidrológicos críticos (Sala de Situação); o planejamento dos recursos hídricos e de setores estratégicos e os estudos e projetos na área de recursos hídricos e afins”, informou.
O coordenador da Defesa Civil do Estado, major José Erivaldo Mendes, ressaltou o vasto conteúdo informativo do material. “Iremos utilizá-lo também para obter informações inerentes às áreas de risco – a exemplo daquelas com maior probabilidade de enchentes -, período de estiagem e estado de desertificação. Com a precisão das informações, a Defesa Civil estará melhor estruturada para realizar um planejamento de emergência e de prevenção”, afirmou.
“Saímos na frente de outros Estados pelo que pude observar na apresentação funcional do Altas Digital. O atlas não se limita apenas a questão hidrogeológica, é amplo mesmo. Há informações desde social a econômicas. Essas informações com base na fonte confiável, dará sustentabilidade aos trabalhos a serem produzidos no campo técnico institucional, particular e de pesquisa extras”, comemorou o representante da Petrobras, Jilton Neri.
Equipe Técnica
Além do diretor do Departamento de Administração e Controle de Recursos Hídricos (DACRH), João Carlos Silva Rocha, o Atlas Digital dos Recursos Hídricos de Sergipe foi desenvolvido com o apoio da seguinte equipe técnica: Sérgio Luis Rocha, Fabiana Santos, Carlos Hendrikus Santos, Tássia Vanessa Paes Dantas, Renilda Gomes de Souza e Ana Paula Barbosa Ávila Macedo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh encerra Semana do Meio Ambiente com apresentação de Atlas Digital – Fotos: Igor Andrade/Semarh