Semarh discute ações do Programa Água Doce em oficina na Paraíba
O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, e técnicos da Semarh participam, em João Pessoa, da V Oficina de Acompanhamento e Planejamento das Ações do Programa Água Doce. Na abertura do evento, o secretário fez apresentação da situação do programa em Sergipe e sua articulação com as demais ações do Programa Água para Todos.
Genival ressaltou a importância da integração entre os diversos órgãos nas esferas do poder público no programa, que a Semarh faz parte do Conselho Gestor do Programa Água para Todos em Sergipe e vem atuando já em busca dessa integração.
O gestor revelou que os desafios para o desenvolvimento do Programa Água Doce no que se refere ao processo burocrático é uma realidade para todos os estados. “Outra dificuldade encontra-se no atendimento aos parâmetros exigidos pelo Programa de acordo com a realidade sergipana, e ainda tem a dificuldade em identificar profissionais capacitados para a manutenção do sistema dessalinizador”, explicou.
Genival falou ainda dos avanços do Programa no Estado e da importância do mesmo para o enfrentamento da seca na região semiárida. “Em Sergipe, já se encontra em processo a licitação para contratação de empresa que realizará a atualização do diagnóstico técnico socioambiental e outra para a fiscalização das atividades do Programa Água Doce”, disse, acrescentando que o Estado já firmou convênio com o governo federal no valor de aproximadamente R$ 4 milhões para a recuperação ou implantação de 25 dessalinizadores no semiárido sergipano.
Programação
Na programação dessa quinta-feira, 08, da V Oficina de Acompanhamento e Planejamento das Ações do Programa Água Doce haverá apresentação da portaria que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de portabilidade; Portal dos convênios Siconv (Modulo Execução de Convênios), licitação, contrato, documento de liquidação, pagamento, ingresso de recursos e relatórios.
Além de trabalho em grupo por Estado para elaboração e apresentação do planejamento das atividades do Programa com cronograma de execução detalhado, dificuldades e propostas de aperfeiçoamento.
Na programação dessa sexta-feira, 09, quando acaba o evento, haverá a continuação dos trabalhos de grupo por Estado e reunião dos coordenadores estaduais visando os encaminhamentos para execução dos convênios.
Participação
Participam do evento os Estado de Sergipe, Bahia, Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Além de representantes do Ministério da Integração, do ministério do Meio Ambiente, da Agência Nacional de Águas, do BNDES e do Ministério da Saúde.
Pela Semarh participam do evento, além do secretário Genival Nunes, a coordenadora Estadual do Programa Água Doce (PAD) Angela Lima, o cordenador técnico Walter Souza e o coordenador de finanças, Wirlan dos Santos. Além de membros do Grupo de Trabalho Técnico do PAD, os Técnicos Patricia Souza (Semarh), Auxiliadora Lima (Cohidro), Elizabeth Campos (Emdagro) e Mariano Pimentel (Dnocs).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]