Semarh debate gestão dos resíduos sólidos
Dando continuidade a programação da Semana do Meio Ambiente, técnicos da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), estudantes, gestores públicos e membros dos consórcios do aterro sanitário, assistiram, na manhã desta quinta-feira, 9, a palestra sobre Resíduos Sólidos em Sergipe: Desafios para a Gestão.
Durante a palestra, as advogadas Laura Figueiredo e Simone Veja abordaram sobre a importância do Direito Ambiental e sua evolução histórica no Brasil. “A importância do Direito Ambiental está no uso da razão sobre o meio ambiente, ordenando o comportamento humano, disciplinando ações e fazendo o equilíbrio entre o homem e a natureza”, frisou a advogada Laura Figueiredo.
Em sua explanação, ela destacou que as florestas passaram a dar lugar às plantações de pau- brasil e durante o ano de 1548, o governo centralizou o poder da Coroa Portuguesa para combater o contrabando de pau-brasil. Laura lembrou ainda que no ano de 1921, o Serviço Florestal do Brasil teve como objetivo a conservação e aproveitamento das florestas, sendo considerado como o embrião do Ibama.
A palestrante falou também sobre o uso da coleta seletiva, frisando que suas vantagens estão na redução de resíduos sólidos com a criação de aterros sanitários, a geração de empregos e a criação de indústrias recicladoras.Já o superintendente de Educação Ambiental da Semarh, Lício Valério, abordou o Desenvolvimento Sustentável e Qualidade Ambiental no Estado de Sergipe.
Finalizando a programação do dia, a coordenadora do programa CataAção, Moema Bittencourtt, destacou a ação do projeto: desenvolver um modelo de intervenção para a inserção econômica de setores informais a partir de ações de integração social e a profissionalização produtiva. “O CataAção visa contribuir a estabilidade econômica dos catadores e suas famílias através da melhoria de sua integração com a cadeia produtiva, o desenvolvimento de opções de geração de renda e o fortalecimento dos laços comunitários e solidários”, explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh debate gestão dos resíduos sólidos – Fotos: Igor Andrade/Semarh