Semarh convida universidades a conhecer APA da capital
Com a finalidade de apresentar à população acadêmica as principais potencialidades da Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu (APA Urubu), bem como as ferramentas de gestão de toda a área, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) convidou mestres de diversos cursos universitários de Sergipe para conhecer a única área de preservação ambiental urbana do Estado, localizada na Zona Norte da capital. O encontro ocorreu na manhã de hoje, 4.
Segundo a coordenadora da APA Morro do Urubu, a área preservada tem por objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
“Todavia, qualquer APA ou Unidade de Conservação também é um espaço dedicado à realização de estudos, pesquisas ou atividades de cunho técnico-científico. Esse é o motivo de convidar as universidades a vir conhecer a APA, despertando assim o interesse por trabalhos acadêmicos sobre a área”, explicou Melanie Alves, enfatizando que a iniciativa de convite feito as universidades da capital partiu do conselho consultivo da Apa Urubu.
A APA Morro do Urubu está localizada na área urbana de Aracaju, limita-se ao Norte com o rio do Sal, ao Leste com o rio Sergipe, e ao Sul e Oeste com as áreas urbanas da zona Norte do município. Trata-se de região onde originalmente predominava a Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, além de enclaves de Cerrado.
Para o professor do curso de Gestão de Turismo, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Claúdio Roberto Braghini, a oportunidade dos alunos virem conhecer a área de proteção ambiental é fundamental para qualquer área de cursos pela possibilidade de conhecimento mais ampliado sobre a sua gestão, e pela própria pesquisa. “A interface entre a gestão e a ciência resultará em valioso resultado para ambos, tanto para o Estado que faz a gestão, quanto para o pesquisador”, avalia.
A Apa Morro do Urubu caracteriza-se por uma unidade de conservação de uso sustentável e é o último remanescente de Mata Atlântica da capital sergipana, um dos motivos que a enquadrou na categoria de Unidade de Conservação de uso sustentável através do Decreto nº 13.713, de 14 de junho de 1993.
Entretenimento
Ao final da reunião, os professores da Faculdade Amadeus (FAMA), Instituto Federal de Sergipe (IFS) e da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) fizeram um passeio de Teleférico pela APA- uma cortesia da Empresa de Teleférico do Parque da Cidade.
O Parque da Cidade da APA Morro do Urubu possui em seu programa atualmente: área verde (onde as pessoas podem ter acesso para piqueniques ou conversas informais), lago artificial, Clube do Chorinho, campos de futebol, mini- zoológico e uma hípica– ocupada hoje pela Polícia Militar.
Ainda conta com uma área para o desenvolvimento do programa de equoterapia para tratamento de crianças deficientes, além de 30 hectares de mata atlântica preservada.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh convida universidades a conhecer APA da capital – Fotos: Ascom/ Semarh